A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF) divulgou os dados dos presos que foram liberados para o último “saídão” e não retornaram. Segundo o orgão, 23 detentos fazem parte dessa lista e agora, são procurados pela justiça.
No total, 1.777 presos foram liberados no dia 22 de dezembro. Todos deveriam retornar quatro dias depois, ou seja, em 26 de dezembro, mas alguns não cumpriram a determinação. O benefício da “saidinha” é concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP) aos custodiados que cumprem pena no regime semiaberto e que têm autorização de trabalho externo ou saídas temporárias.
O percentual dos que escaparam no “saidão” de Natal foi de 1,29% do quantitativo liberado. Além disso, a Seape informou que outros dois reeducandos se envolveram em ocorrências policiais, mas a pasta não deu mais informações.
Os que não retornaram são considerados foragidos e podem perder o direito ao regime semiaberto. Qualquer pessoa pode fornecer informações anonimamente sobre custodiados pelo telefone (61) 9 9666-6000 (Polícia Penal do DF).