“Já não sou mais a vítima, agora sou uma mulher empoderada”. Foi assim que Iris Cardoso da Silva se definiu ao receber o certificado do curso Empodera – Formação de Mulheres Líderes. Mãe solo e desempregada há quase dez anos, ela contribui para as contas de casa com bicos, lavando roupas e fazendo faxina, e com trabalhos de artesanato ocasionais. As dificuldades nunca a impediram de lutar por seus direitos e, atualmente, a mulher se tornou uma liderança capacitada e preparada para atuar em prol de sua comunidade.
“Muitas colegas, assim como eu, começaram o curso com autoestima baixa. Hoje, eu tenho certeza que cada mulher está saindo com a cabeça erguida. Agora, é o nosso momento de nos fortalecer e de levar este empoderamento para outras mulheres”, conclama.
Iris faz parte do grupo de 478 alunas que finalizaram a capacitação. As turmas de Samambaia, do Paranoá e de Sobradinho receberam seus certificados durante cerimônias com a presença de professores e da equipe organizacional ao longo desta semana – dias 14, 15 e 16.
Ao parabenizar as formandas, a secretária da Mulher, Vandercy Camargos, destacou: “Quando vocês recebem o certificado e se tornam mulheres líderes capacitadas, recebem, também, a responsabilidade de levar esse olhar apurado para quem precisa. Vocês agora têm o conhecimento para transformar e lutar pela sociedade em que vivem por meio da mobilização social”.
Os encontros também marcaram o encerramento do Empodera, uma iniciativa da Secretaria da Mulher (SMDF), realizada com a proposta de fornecer o conhecimento para que as mulheres atuem junto às instituições governamentais e não governamentais, além de incentivá-las a exercer a liderança e garantir seus direitos. Elas serão multiplicadoras do que aprenderam, impactando não somente as próprias vidas, mas também as de seus pares.
Lideranças femininas
No primeiro semestre de 2022, 429 alunas de Ceilândia, Planaltina e Estrutural fizeram parte do programa Empodera – Formação de Mulheres Líderes. Conduzida pelo Instituto Axiomas Brasil, selecionado por meio de edital, a capacitação preparou as mulheres para serem as vozes de suas comunidades. Ao todo, foram mais de 900 pessoas alcançadas.
As alunas aprenderam, entre outros assuntos, sobre a estrutura e a organização do Governo do Distrito Federal com base na Lei Orgânica do Distrito Federal; o feminismo e a identidade de gênero; a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres; a organização social e o combate à violência; a Rede SUAS (Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social); e a estrutura de documentações oficiais.
Capacitadas, elas estão aptas a coletar informações, organizar serviços de escuta, apresentar projetos, entre outras habilidades, sendo articuladoras e mobilizadoras nas regiões administrativas em que vivem.
*Com informações da Secretaria da Mulher
Fonte: Agência Brasília