A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) lançou, nesta semana, uma pesquisa inédita sobre a população de cães e gatos nas regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Os dados obtidos na pesquisa vão subsidiar a criação de políticas públicas eficazes para os pets do DF, como ampliação do programa de castração e sua unidade móvel.
Para participar, basta que o cidadão tenha acesso à internet e responda ao formulário online, disponível no site da Sema. O documento — que leva cerca de cinco minutos para ser respondido — visa compreender a situação populacional de cães e gatos com relação a castração e vacinas, por exemplo.
“A ideia é que a gente consiga quantificar quantos animais nós temos em cada RA e, desses animais, quais estão castrados, vermifugados, vacinados, se são de vida livre ou se têm tutor fixo”, detalhou a subsecretária de Proteção Animal da Sema, Edilene Cerqueira.
Com os resultados obtidos pela pesquisa, o objetivo é traçar políticas públicas de castração mais eficientes e, se for o caso, ampliar o credenciamento de novas clínicas em pontos estratégicos.
Fonte: Agência Brasília