Microsoft, Google, OpenAI e Anthropic se juntaram para formar um órgão que vai supervisionar o desenvolvimento de inteligências artificiais (IA). O Frontier Model Forum quer uma produção segura e responsável dos novos modelos da tecnologia, como o ChatGPT, por exemplo.
Brad Smith, presidente da Microsoft, destacou que as empresas que criam IAs precisam garantir que elas fiquem sob controle humano. “Esta iniciativa é um passo vital para reunir o setor de tecnologia no avanço da IA de forma responsável e enfrentar os desafios para que beneficie toda a humanidade”, emendou.
Além da segurança, o fórum também visadesenvolver padrões para avaliar os modelos e encorajar a implantação responsável dos mais avançados. O grupo quer também discutir riscos de confiança com políticos e acadêmicos, e desenvolver usos positivos.
Apesar de ter apenas quatro fundadores, o Frontier Model Forum não é um clubinho fechado. Outras organizações que trabalham com a tecnologia de aprendizado de máquina em larga escala podem aderir ao grupo.
Veja também: Cofundador do Google volta para trabalhar em estratégia de IA
O Frontier Model Forum chega apenas alguns dias após as empresas de tecnologia concordarem com as ressalvas de inteligência artificial propostas em uma reunião na Casa Branca, com o presidente norte-americano Joe Biden. No encontro, as companhias se comprometeram a incluir uma marca d’água no conteúdo de IA, para facilitar a identificação.
Fonte: TECMUNDO