Incêndios florestais intensificados por fortes ventos e temperaturas superiores a 40 graus Celsius (°C) mataram duas pessoas na região central da Grécia nesta quarta-feira (26) e forçaram uma nova onda de desocupações.
Somente nas últimas 24 horas, 61 incêndios florestais ocorreram em toda a Grécia, segundo o corpo de bombeiros. As autoridades ordenaram a retirada de várias comunidades na região duramente atingida de Magnésia, uma área litorânea ao norte de Atenas.
O corpo de um pastor de 45 anos foi encontrado em uma área rural na noite de quarta-feira, informou o corpo de bombeiros. Mais cedo, as autoridades encontraram o corpo de uma mulher, disse a TV estatal ERT. Ambas as mortes foram atribuídas aos incêndios.
Dezenas de bombeiros, auxiliados por 15 caminhões, combateram as chamas que ameaçavam a zona industrial da cidade de Volos, capital regional. Os bombeiros cercaram a área enquanto tentavam protegê-la, disse uma testemunha.
O Ministério do Trabalho instou os empregadores da área a suspenderem as operações de suas empresas nesta quinta-feira (27).
Um outro incêndio florestal ocorreu perto da cidade de Lamia, ao sul de Volos. Moradores de vários assentamentos foram instruídos a deixar suas casas.
Grandes áreas banhadas pelo Mediterrâneo sufocaram sob uma intensa onda de calor de verão nos últimos dias, e os bombeiros lutam para apagar as chamas em toda a região, de Portugal à Sicília e à Argélia.
Fonte: Agência Brasil