Um homem que atropelou e matou nove capivaras no Lago Sul na última quarta-feira (2) prestou depoimento. Ele conversou com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e disse que foi um acidente. O atropelamento foi na QI 19.
O caso é investigado pela Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes Contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema). De acordo com a Dema, o motorista falou que voltava do trabalho e não viu os animais na pista. Ele afirmou ainda que ligou para as autoridades e que foi aconselhado a retirar as capivaras da pista para evitar outras batidas.
A PCDF vai apurar se o homem agiu de forma correta e se houve crime. No local do acidente, foram encontradas nove carcaças de filhotes de capivaras. Partes e pedaços de um veículo também foram encontrados pela perícia.
Lei Distrital
Uma lei distrital, sancionada no mês passado, estabelece uma punição para o motorista que atropelar animais e não prestar socorro. A punição vale para atropelamentos de animais domésticos e silvestres. A multa é de R$ 1 mil.
O valor da multa será revertido para o Fundo Distrital de Sanidade Animal (FDS).
De acordo com o texto, é obrigação de todo ciclista, motociclista e motorista, que atropelar um animal, prestar socorro. Caso ele não possa, deve solicitar auxílio de uma autoridade pública.