Nesta sexta-feira (4), a Casa da Mulher de Itumbiara (GO) foi inaugurada no bairro Novo Horizonte. A prefeitura da cidade goiana disse à Atividade News que o centro de atendimento a vítimas de violência doméstica e familiar é uma das iniciativas em desenvolvimento para a proteção da mulher na região. O centro tem o intuito de dar suporte psicológico e jurídico para as vítimas.
O projeto, que faz parte da Rede de Proteção, é um dos três que irão focar no bem-estar e segurança da mulher, como a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e a Casa de Acolhimento.
As iniciativas também contam com o grupo reflexivo para os agressores envolvidos. Segundo os dados de Itumbiara dos últimos dois anos, em torno de 700 indivíduos participaram dos encontros. Desse total, consta que apenas 2% voltaram a praticar algum tipo de crime.
A Casa da Mulher teve o apoio de 12 instituições diferentes para ser concretizada. É o exemplo da Fundação de Solidariedade (Funsol), o Ministério Público, o Governo do Estado de Goiás, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc), entre outros.
Para a inauguração, a primeira dama de Goiás, Gracinha Caiado, compareceu às comemorações. De acordo com a primeira dama, a parceria fortalece o cuidado com as mulheres em situação de vulnerabilidade.