A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), uma operação que mira suspeitos de cometer um ataque cibernético contra a corporação, em retaliação à uma operação conduzida em junho deste ano
Os agentes cumprem mandados de busca e apreensão e de prisão contra o chefe do grupo, em Jundiaí, em São Paulo, e Penalva, no Maranhão.
Segundo as investigações, foram encontradas vestígios da invasão na casa de um dos investigados. O alvo deve responder por invasão de dispositivos eletrônicos, associação criminosa e corrupção de menores.
A operação é coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC),com o apoio das policiais civis do Maranhão e de São Paulo.
Operação Inceptum
Deflagrada em junho, a operação da PCDF tinha como objetivo desarticular um grupo suspeito de atuar em ataques a plataformas governamentais — contra a rede interna do GDF, por exemplo.
Segundo a investigação, o grupo usava as informações para elaborar dossiês contra autoridades. Além disso, os suspeitos vendiam dados de vítimas para estelionatários aplicarem golpes diversos pela internet.
Os suspeitos ainda comercializavam dados pessoais que eram obtidos de forma clandestina nas plataformas da polícia. Outra prática dos investigados era vender documentos públicos falsificados, como certidão de óbito e carteira de vacinação.
Fonte: G1