O X (antigo Twitter) deve adicionar uma verificação de identidade, após ver diversos usuários se passarem por outras pessoas. Para isso, a ferramenta exige que as pessoas enviem uma cópia de um documento oficial e tirem uma selfie.
O pesquisador Nima Owji foi quem primeiro detectou a função. Ele publicou uma captura de tela, mostrando como vai funcionar a verificação de identidade. O X afirma que todo o processo leva apenas 5 minutos.
“Eu autorizo o X a compartilhar imagens da minha identidade, incluindo dados biométricos e dados pessoais do meu perfil com a Au10tix com o propósito de confirmar minha identidade”, começam as letras miúdas. No site da terceirizada, há uma parte de parceiros que cita o uso da tecnologia por empresas como Uber, Microsoft e Santander.
Além do passo a passo, o usuário precisa clicar em uma opção, aceitando os termos. Lá, é possível ver que o X realiza o processo em parceria com a empresa terceirizada de “inteligência de identidade” Au10tix.
Em seguida, a plataforma pede autorização para guardar as imagens da identidade, incluindo dados biométricos por 30 dias. O texto do Twitter termina afirmando que tais dados, além dos de perfil, serão usados por segurança, incluindo a prevenção de outros usuários se passando pela pessoa.