A noite foi longa para os profissionais que participaram da apuração das eleições para Conselheiro Tutelar do Distrito Federal. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), o desembargador Roberval Belinati, uma falha técnica atrasou a divulgação do resultado do pleito. Só foi possível conferir a lista dos eleitos por volta de 2h da madrugada desta segunda-feira (2).
O encerramento da apuração foi anunciado pelo desembargador e pela Secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani. Marcela falou que a apuração foi feita de maneira transparente com a presença de candidatos, da sociedade civil e da imprensa.
Nas eleições anteriores, tivemos pouco mais de 155 mil votos. Neste ano, o número saltou para cerca de 232 mil votos, um aumento de 50%.
Com 100% das urnas apuradas, as 35 regiões administrativas do DF podem conhecer os novos novos conselheiros tutelares, titulares e suplentes, de cada uma delas.
O resultado deve ser divulgado no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (3). Os eleitos ainda devem passar por um curso de capacitação. A previsão do GDF é de que os eles tomem posse em 11 de janeiro de 2024, com o compromisso de garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dos que tiverem os direitos violados ou ameaçados.
Em Brasília, as eleições foram realizadas para preencher 220 vagas conselheiros titulares e 440 suplentes, no total de 1.268 candidatos aptos a serem votados.
Lista:

