A Nvidia está planejando lançar a nova série de placas gráficas GeForce RTX 50 “GB 202” com bastante poder de fogo em 2025. Os novos modelos podem chegar com 192 SMs (Streaming Multiprocessors), que equivalem a 24.576 núcleos CUDA, além de 512 bits de memória bus. É o que diz o leaker Kopite7kimi, ao revelar algumas das possíveis especificações da GPU com arquitetura Blackwell.
Segundo as informações divulgadas no X (antigo Twitter), a placa teria 12 GPCs com 8 TPCs cada. Ou seja, alcançaria um total de 192 SMs (dois por TPC). Vale apontar que a série GB2XX seria voltada especialmente para os games, mas ainda não existem detalhes sobre os Tensors e RT Cores, bastante utilizados em tecnologias como Ray Tracing e DLSS.
Em outras palavras, a nova placa de vídeo daria o poder para a experiência nos games de próxima geração da Nvidia, superando com folga o que temos atualmente. Para efeito de comparação, a GeForce RTX 4090, lançada no ano passado, tem 16.384 núcleos CUDA.
GB100 poderá ter 10 TPCs
Outra informação do Kopite7kimi é que a GB100, uma GPU para datacenters, poderá utilizar 10 TPCs (Clusters de Processamento de Textura) dentro de cada um de seus 8 GPCs (Clusters de Processamento Gráfico). Dessa forma, esse rumor sugere um aumento na contagem total de núcleos acima de GH100 (8×9).
No entanto, mesmo se tratando de um leaker com um histórico de acertos no que se trata da Nvidia, é importante apontar que a companhia estadunidense não confirmou nenhuma dessas informações.
Por fim, não há dados que afirmam que a série RTX 50 vai utilizar as novas memórias GDDR7. O roadmap da empresa sugere que o sucessor da arquitetura Ada Lovelace deverá chegar apenas em 2025.