O delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Robson Cândido, pediu exoneração do cargo nesta segunda-feira (2). A informação foi confirmada por Robson em suas redes sociais. O delegado agradeceu o governador Ibaneis Rocha (MDB). Segundo o Robson, o pedido se deu por questões pessoais.
Apesar de ainda não possuir um anúncio oficial, a mudança deve ser comunicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Em publicação, Robson reforçou a questão da confiança pelo tempo em que esteve à frente da instituição. “Obrigado, governador, pela confiança!!”, escreveu. O até então diretor estava desde 2019 no cargo. Porém, sua relação com a PCDF remonta para os anos 90 como delegado. Robson já foi delegado das seguintes unidades do DF:
- Delegado-chefe adjunto da 30ªDP de São Sebastião;
- Delegado-chefe adjunto da 15ªDP de Ceilândia Centro;
- Delegado-chefe e adjunto da 23ªDP do Setor P Sul;
- Delegado-chefe da 11ªDP do Núcleo Bandeirante.
Dentre as delegacias, a que permaneceu por um maior período foi a 23ªDP de 2012 a 2016. Além de sua atuação em delegacias, Robson foi presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC). Com a sua saída, o nome cotado para substituí-lo é o do chefe de gabinete do delegado-geral, José Werick de Carvalho.