O Profissão Repórter desta terça-feira (17) acompanhou a equipe da Delegacia de Crimes Contra Idosos do Distrito Federal, que recebe em média uma denúncia por dia.
Os agentes receberam uma denúncia de maus-tratos e abandono contra Elias da Silva, de 90 anos. João Carlos, que é um dos quatro filhos do idoso e o único que também mora na residência, transformou a casa do pai em um depósito para os recicláveis, que recolhe na rua.
Homem é preso por maus-tratosa pós transformar casa do pai idoso em depósito
Dentro da casa, a equipe encontrou Elias no sofá onde dorme. A geladeira estava com cheiro forte de comidas estragadas. Além disso, os móveis estavam sujos e sem higiene.
O neto de Elias, e filho de João Carlos, José Felipe Bezerra da Silva, foi até o local para visitar o avô e disse que o responsável legal pelo idoso é o tio dele, William.
“Aí o cabra vai, pega o dinheiro do meu vô, gasta o dinheiro dele todo, entendeu? Por que ele não cuida do meu avô? Por que ele deixa meu avô nesta situação?” , diz José Felipe.
No entanto, uma agente, explica que a responsabilidade recai sobre os dois filhos nesse caso. “Tem a responsabilidade do William, mas tem a responsabilidade também do seu pai [José Carlos] porque todo esse acúmulo é produzido pelo seu pai”.
Ao ser abordado pelos polícias, William Caitano da Silva confirmou que cuida dos benefícios da aposentadoria de Elias. Ele, no entanto, nega que tenha usado o dinheiro do pai para si.
“Eu que tomo conta do benefício dele. Fica comigo. Aí eu faço a compra do almoço, pago água, luz […] Sempre tem uma sobra de dinheiro. Fica guardado para a necessidade dele. Hoje, lá deve ter uns R$ 4 mil e pouco”, ressalta.
William também respondeu sobre a responsabilidade de dar banho em seu pai: “Sou eu que dou. De 3 em 3 dias”.
Exames e prisões
Os dois filhos de Elias foram levados para a delegacia. Enquanto os irmãos William e José Carlos prestavam depoimento, um médico legista do Instituto Médico Legal foi chamado para avaliar o estado de saúde do idoso.
“A situação aqui mostra uma situação bastante precária, muito difícil”, médico legista Otávio Campos Pereira.
Segundo a polícia, o laudo constou que a vítima estava “gravemente desnutrida e com “sujeira”, como se não tivesse tomado banho há semanas.
Os dois filhos do senhor Elias foram presos. No dia seguinte, eles foram soltos após a audiência de custódia e vão responder o processo em liberdade. Senhor Elias foi levado para a casa da sogra de William.
Fonte: G1