A Microsoft estaria planejando lançar o Copilot no Windows 10, disponibilizando a ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa para todos em uma atualização que deve chegar à versão anterior do sistema em breve. A possibilidade foi mencionada pelo Windows Central nesta quinta-feira (9).
Fontes da publicação disseram que a principal motivação da Microsift para levar a tecnologia à geração anterior do software é a grande popularidade do Windows 10. Um levantamento recente, feito pela StatCounter, mostrou que a versão lançada em 2015 detém 69,34% de participação no mercado global, contra 26,13% do Windows 11.
O Copilot adiciona IA a vários programas da Microsoft.Fonte: Microsoft/Divulgação
Os dados indicam a presença da versão anterior em cerca de 1 bilhão de computadores ativos mensais, em todo o mundo, enquanto a geração atual está instalada em 400 milhões de PCs.
Dessa forma, a Microsoft poderia popularizar ainda mais a sua ferramenta de IA generativa, atualmente restrita à edição mais nova do sistema operacional.
Ainda conforme o relatório, a disponibilidade do Microsoft Copilot no Windows 10 ajudaria a atrair mais desenvolvedores para o recurso inteligente, já que a base atual de usuários da ferramenta não tem alcançado tal objetivo.
Vale lembrar que a versão anterior do Windows está sem assistente virtual desde que a companhia decidiu descontinuar a Cortana.
Suporte ampliado?
Além de levar a IA generativa para o Windows 10, a Microsoft também estaria considerando a possibilidade de ampliar o suporte à versão anterior do sistema. A big tech já confirmou que o software terá o ciclo de vida oficialmente encerrado no dia 14 de outubro de 2025, mas isso pode mudar.
Segundo a publicação, aumentar a vida útil do Windows 10 é algo que não está totalmente descartado. Inclusive havendo a possibilidade de receber outros novos recursos e serviços, com discussões sobre o tema acontecendo internamente, no momento. Por enquanto, uma decisão não foi tomada.
A reportagem destaca, ainda, que o Copilot deverá oferecer as mesmas experiências nas duas versões do Windows. Isso significa que os usuários da versão antiga poderão ter acesso a diversas funcionalidades para a automação de tarefas, recebendo o auxílio da IA em muitos programas.