Em meio ao calorão, estudantes do Distrito Federal comparecem aos locais de prova, neste domingo (12), para a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na segunda etapa, os mais de 73 mil inscritos vão responder questões de ciências da natureza e matemática.
Às 11h, quando os primeiros estudantes começaram a chegar nas unidades de ensino, os termômetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já passavam dos 30°C na capital. No Gama, por exemplo, a temperatura chegou aos 34°C.
Em uma universidade da Asa Norte, os estudantes começaram a chegar por volta das 11h. Óculos escuros, garrafinha de água e pessoas em busca de sombra faziam parte do cenário daqueles que aguardavam a abertura dos portões.
O estudante Paulo Vitor Martins Duarte, de 18 anos, presta o exame pela primeira vez. Ele conta que saiu do Varjão e decidiu chegar com 1h de antecedência da abertura dos portões.
O jovem está no terceiro ano do ensino médio e diz que ainda não decidiu qual curso vai fazer.
“Quero fazer a prova, ver minha nota e escolher o que vou fazer. Como é minha primeira experiência, preciso ver como vou me sair”, afirma.
Sobre a prova, Paulo disse que tem mais afinidade com as matérias de humanas e que o primeiro dia de prova foi “até que tranquilo”.
“Espero que me saia bem no segundo dia. Jurava que não saberia de nada, mas consegui resolver muitas questões. Saí da sala de aula no último momento, quase 19h”, afirma.
Sonhos
A estudante Letícia Liberato, de 17 anos, também vai participar do Enem pela primeira vez em 2023. A jovem contou que pretende cursar biomedicina e que almeja deixar a capital e estudar em Belo Horizonte (MG) ou Cuiabá (MT). Ela também relatou que estava confiante em relação ao primeiro dia de prova.
“No primeiro dia de prova eu fui bem, conferi o gabarito e vi que acertei 60 das 90 questões”, diz.
Sobre o segundo dia de provas, a jovem afirma que está nervosa com o conteúdo, apesar de gostar das matérias previstas para o exame. “Sou fã da área de ciências, mas também sou boa em linguagem e redação”, afirma
Prova
Os portões dos locais de prova do Enem abrem ao meio-dia e fecham às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30, e os candidatos têm até 19h30h para terminar o exame.
Na primeira etapa da prova, realizada no último domingo (5), 71,9% dos inscritos, em todo o Brasil, compareceram. Na ocasião, os estudantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas.
O tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil“.
Fonte: G1 DF