O desaparecimento de uma criança de Taguatinga é o primeiro notificado no Distrito Federal no Amber Alert, um sistema de alerta em redes sociais que notifica usuários que estão em um raio de 160 km de onde a pessoa foi vista pela última vez. A plataforma é uma parceria do Ministério da Justiça e a Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp).
Marcos André da Silva, de 12 anos, sumiu na quarta-feira (22), por volta das 6h30, quando saiu do abrigo Lar São José, onde mora, para ir para a Escola Classe 18, em Taguatinga. O desaparecimento do menino é o segundo no país a ser notificado desde que a plataforma foi lançada.
O serviço está disponível no Ceará, Minas Gerais e no Distrito Federal. Gradualmente, o projeto deve atender em todo território nacional.
O alerta mostra uma foto da criança e em qual região e a data em que ela foi vista pela última vez. Outros detalhes também ficam disponíveis na notificação, como a roupa que a pessoa vestia quando desapareceu.
Segundo a Meta, o recurso é utilizado em 30 países diferentes e funciona a partir da confirmação do desaparecimento de uma criança por autoridades. Os alertas são emitidos para os casos de desaparecimento somente de que tenham menos de 18 anos e que estejam em iminente risco.
Dados do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), do Conselho Nacional do Ministério Público, mostram que um terço dos desaparecidos no país corresponde a crianças e adolescentes de até 17 anos, de um total de 93,8 mil desaparecidos.
Criança desaparecida em Taguatinga
Marcos André da Silva desapareceu quando saiu do abrigo Lar São José em Taguatinga, e ia para a escola. No dia, ele usava camiseta vermelha do personagem Mario, calça marrom, tênis branco e mochila com carrinhos vermelhos.
A criança é abrigada na instituição para menores em situação de vulnerabilidade e está em processo de adoção. Neste sábado (25), Jane Medeiros, responsável por Marcos André, conta que o menino ainda não foi encontrado.
“Por enquanto só recebemos informações erradas”, diz.
Caso alguém saiba onde está Marcos André deve entrar em contato pelos telefones:
- 99655-5150 (Jane)
- 98626-1197 (WhatsApp Polícia Civil)
- 197 (Denúncia Polícia Civil)
Fonte: G1 DF