A nova indústria financeira encontra na tecnologia a ponte necessária para a criação de soluções diferenciadas e disruptivas. Para os bancos, contar com tecnologia inovadora facilita solucionar dores das empresas que são clientes dos bancos, fidelizando e gerando mais oportunidades para ambos.
Essa postura, aliás, amplia a caixa de ferramentas para se manter em um mercado tão competitivo, no qual a concorrência cada vez mais presente exige das instituições financeiras uma postura proativa e resolutiva.
Para que tudo isso funcione, claro, é preciso ter uma tecnologia de ponta, de forma rápida, segura e inovadora, garantindo também a escalabilidade do projeto.
Para entender realmente como a tecnologia em conjunto com conhecimento regulatório e de produtos financeiros ajudam as instituições na construção da nova indústria financeira, é importante explorar mais o assunto e, claro, conhecer alguns detalhes sobre a Evlos4u.
Nova indústria financeira
O termo nova indústria financeira simboliza a revolução protagonizada pela tecnologia em um setor, antes, tão tradicionalista. Com os avanços, surgiram empresas com serviços com custos mais acessíveis, desenvolvidos sob medida para atender às necessidades e aos desejos dos consumidores.
Isso, claro, aumentou as possibilidades para as empresas antigas e novas no setor, assim como atraiu um número maior de pessoas que anteriormente viviam distantes dos produtos disponíveis neste mercado. Nesse contexto, torna-se necessário falar sobre o surgimento das fintechs e também de outros termos que hoje fazem parte do universo da indústria financeira, como inteligência artificial, criptomoedas e afins.
Para exemplificar como a tecnologia transforma a indústria financeira, basta lembrar de fenômeno do setor: o Pix. Esta solução desenvolvida pela equipe do Banco Central rapidamente conquistou a aderência das pessoas por conta da praticidade e da eficiência.
Com isso, rapidamente ganhou notoriedade do mercado, assumindo um papel de protagonismo e, também, servindo como referência para outros países adotarem soluções semelhantes.
E este não é um caso isolado. Nesse processo evolutivo, é preciso também destacar o open finance. Com o acesso a determinados dados, a competitividade entre as instituições aumenta.
E detalhe: torna-se cada vez mais viável, prático e fácil desenvolver soluções customizadas para atender às reais necessidades das pessoas, ampliando o acesso e promovendo a democratização dos serviços com a nova indústria financeira.
Tecnologia como pilar da nova indústria financeira
Com soluções diferenciadas e ágeis e também o suporte da inteligência artificial (IA), a nova indústria financeira tanto criou produtos novos quanto transformou outros já existentes, como empréstimos, seguros, pagamentos e investimentos.
Mesmo presente em diferentes momentos do setor financeiro, a tecnologia assumiu um protagonismo jamais visto antes, deixando de lado o papel de coadjuvante para vigorar entre os atores principais nessa história em desenvolvimento.
Os bancos podem se posicionar como provedores de soluções tecnológicas permitindo aos seus clientes (carteira PJ) criarem novos modelos de negócio. Alguns bancos já entenderam que ser bancos e apenas banco são apenas mais um.
Suporte da Evlos4u
Esse contexto serve para demonstrar a relevância da inovação para o setor. Com isso, fica mais fácil compreender a importância da Evlos4u na nova indústria financeira. Afinal, sem tecnologia e conhecimento regulatório essa transformação não ocorreria.
Até por se tratar de um segmento complexo, torna-se inviável atuar de forma amadora. Dessa forma, as empresas do setor que realmente buscam fazer parte da nova indústria financeira necessitam do suporte de um “braço tecnológico” que conte com estrutura, expertise e, claro, soluções que consigam atuar de forma efetiva e escalonável.
Em uma nova economia, as experiências financeiras também se modificam. Com isso, a atuação da Evlos4u permite transformar com a tecnologia a experiência financeira dos clientes no mercado financeiro.
Outro ponto relevante é a segurança. No mundo digital, esse critério tem grande relevância, exigindo uma atuação sólida e permanente de todos que fazem parte da nova indústria financeira
Por fim, vale destacar a tecnologia. Com quase 5 mil APIs à disposição, SuperApp e equipes especializadas, é possível implantar mais de 20 linhas de negócios, agregando até mesmo novos serviços para o repertório da instituição.
Com tudo isso, é possível afirmar que a tecnologia realmente ajuda na construção de uma nova indústria financeira, que segue em constante evolução. Dessa forma, o trabalho especializado é indispensável e necessário.
Acesse o site da Evlos4u para conhecer mais detalhes sobre o assunto.