Para celebrar a virada do ano, fiéis da umbanda e do candomblé começaram a movimentar a Praça dos Orixás, no Lago Paranoá, na manhã deste sábado (30/12). As comemorações do Réveillon Cidade Luz 2024 no local – conhecido como Prainha – começam às 18h.
A programação terá shows do grupo cultural Obará (18h), da cantora Renata Jambeiro (20h), da banda 7 na Roda acompanhada de Kiki Oliveira (22) e da artista Dhi Ribeiro (0h).
No domingo (31/12), a festa tem início a partir das 18h com o samba da Aruc e segue pela madrugada, quando o grupo Obará se apresenta.
A Prainha é um dos lugares favoritos no Distrito Federal para a virada do ano. É comum que pessoas também levem oferendas para o local.
Vestidos de branco, alguns fiéis já eram vistos no local com oferendas aos Orixás na manhã deste sábado. Eles ofereciam principalmente garrafas de espumante, velas e rosas às entidades.Play Video
A servidora pública Rejane Nascimento, 44 anos, foi à Prainha acompanhada de familiares, amigos e filhos de santos. Segundo ela, o grupo costuma se reunir no dia 30 para fazer as oferendas com mais tranquilidade no local.
“Amanhã a gente não faz nada. Fazemos tudo hoje. A gente agradece aos Orixás, faz as oferendas, faz as entregas. Quem tem que pedir, pede, quem tem que agradecer, agradece. E só retornamos em janeiro”, conta Rejane.
Para ela, a cerimônia é uma forma de agradecer pela proteção dada pelas divindades durante o ano que se passou. “O agradecimento pela força que eles deram pra gente durante todo o ano, o apoio, aquela energia, né? Sustentando a gente. Para 2024, a gente espera que continue caminhando com eles do nosso lado, dando força, e que traga paz e harmonia para todo mundo”, comentou.
Fonte: Metrópole

