Após uma onça escalar uma viga e assustar visitantes no Zoológico de Brasília no último dia 28 de dezembro, a gestão da instituição tomou providências para reforçar a segurança. Em nota encaminhada ao portal Atividade News, nesta terça-feira (2), a administração disse que adotou o uso de uma barreira e cerca elétrica para evitar outro incidente.
Segundo o Zoológico, as duas medidas são para afastar futuras tentativas da onça subir na coluna. Confira a nota em sua íntegra a seguir:
“O Zoológico de Brasília anuncia a implementação de medidas adicionais visando o bem-estar da nossa onça residente. Uma cerca elétrica foi instalada no recinto, e uma barreira na pilastra foi adicionada para desencorajar tentativas de subida na grade superior. Essas precauções são paliativas e asseguram a segurança do animal, sem representar qualquer risco para o mesmo.
A segurança e o cuidado com nossos animais são prioridades constantes, e estas ações reforçam nosso compromisso com o respeito e preservação da fauna. Estamos sempre empenhados em proporcionar um ambiente seguro e enriquecedor para todos os habitantes do Zoológico de Brasília. Agradecemos a compreensão da comunidade e da imprensa”.
Vídeo: momento do susto
Um vídeo, feito por um dos visitantes no dia do ocorrido, captou o momento em que a onça, em um pulo, consegue subir a coluna. O que distanciou o animal selvagem das pessoas foi a cerca de metal. Mesmo com o susto quem passava pelo espaço ao invés de se afastar, se aproximava da grade.
Apesar do incidente, ninguém se feriu. Tanto os visitantes quanto o animal passavam bem após tudo que aconteceu.

