O backup ilimitado do WhatsApp em celulares Android chegou ao fim. A partir de agora, o espaço para registros do mensageiro que ficam armazenados no Google Drive será contabilizado normalmente.
A informação é do Android Police, que detectou a mudança em uma das contas da equipe. Ao analisar o que estava consumindo espaço de um perfil, o site notou que “WhatsApp” agora é um serviço que pode ocupar bastante espaço no Google Drive — alguns GBs, caso você mantenha muitos chats e compartilhe muitas mídias.
Por enquanto, o WhatsApp ainda não se manifestou oficialmente sobre o início da cobrança. O recurso foi encontrado inicialmente em novembro de 2023 no app Beta e confirmado pela companhia, mas ela garantiu que avisaria os usuários por um banner até um mês antes da cobrança começar.
Nos testes realizados pelo Android Police e replicados pelo TecMundo, ao acessar a tela de backup no Android, entretanto, nenhum aviso foi encontrado.
Backup sem custos era benefício desde 2018
Apesar de já aparecer para alguns usuários, é possível que muitos ainda não sejam cobrados pelo backup. Segundo a página de suporte do aplicativo, a medida “será implementada para todas as pessoas que usam o WhatsApp no Android ao longo do primeiro semestre de 2024“.
Ainda de acordo com o comunicado oficial do WhatsApp, “o backup será feito de acordo com o limite de armazenamento da sua Conta do Google”. Ou seja, as conversas param de ser guardadas caso você não tenha mais espaço no Drive.
O processo só é reiniciado quando o usuário fizer uma faxina ou aumentar o espaço máximo na plataforma. Esse backup gratuito de conversas e mídias compartilhadas era um benefício do Android desde 2018.
Como aponta o Android Police, é possível que a Google e a Meta agora passem a sugerir a assinatura do Google One. Essa é a versão paga da conta da empresa, com vários benefícios que incluem maior espaço de armazenamento.
Fonte: TECMUNDO