Law & Order: SVU, uma das séries mais populares da franquia Law & Order, conta histórias de investigação de casos envolvendo abuso sexual. Com isso, muitas vezes, os roteiristas trazem casos reais perturbadores adaptados para a ficção.
Criada por Dick Wolf, a série está no ar desde 1999 e já está em sua 25ª temporada. A cada episódio, a trama traz um caso chocante a ser resolvido pelos detetives Olivia Benson (Mariska Hargitay), Elliot Stabler (Christopher Meloni), Odafin Tutuola (Ice-T) entre outros.
Com mais de 500 episódios no catálogo, são diversas as histórias da vida real adaptadas para a produção. Mesmo sendo difícil escolher os melhores, O Minha Série fez uma lista com 10 episódios imperdíveis de Lei & Ordem: SVU que trazem casos inspirados em crimes reais.
10. Vidas Aprisionadas
Vidas AprisionadasFonte: Divulgação/Universal Television
No episódio 2 da 15ª temporada, um garoto é encontrado desnutrido e abandonado nas ruas de Nova York. Ao tentar levar o jovem para casa, acabam encontrando um porão trancado com mais vítimas em cativeiro.
O caso real retratado no episódio é inspirado em Ariel Castro, um homem que sequestrou três mulheres e as obrigou a ter filhos com ele após constantes abusos sexuais. Elas ficaram em cativeiro por quase 10 anos e conseguiram escapar quando uma das vítimas conseguiu fugir.
9. Aparências
AparênciasFonte: Divulgação/Universal Television
No episódio Aparências, o 19º da quarta temporada da série Law & Order: SVU, vemos um caso inspirado no assassinato de JonBenét Ramsey. Nele, acompanhamos a busca por um pedófilo com fetiche em concursos de beleza.
O crime da vida real aconteceu em 1996, quando uma garota de apenas 6 anos que participava de concursos de miss foi encontrada sem vida no porão da própria casa. O caso nunca foi solucionado.
8. Tocha
TochaFonte: Divulgação/Universal Television
No episódio 21 da 11ª temporada de Law & Order: SVU, os detetives investigam a morte de duas garotas em um incêndio. A investigação, no entanto, não considera o caso acidental e o principal acusado é o pai, que teria colocado fogo na casa e deixado as crianças propositalmente. Por fim, ele consegue se provar inocente das acusações.
O caso aconteceu na vida real em 1991, quando Cameron Todd Willingham foi acusado de tentar acobertar as evidências de abuso dos filhos. O homem foi condenado à pena de morte, e até hoje a sua culpa é questionada por não existirem provas do crime e ele nunca ter assumido o que teria feito.
7. Terra Queimada
Terra QueimadaFonte: Divulgação/Universal Television
No episódio Terra Queimada, o primeiro da 13ª temporada, os detetives são recrutados para resolver o caso de uma funcionária de um hotel. Ela alega ter sido agredida por um diplomata italiano, mas com o andamento das investigações a sua credibilidade vai ficando para trás.
O caso real que inspirou o roteiro aconteceu em 2014, quando a funcionária acusou Dominique Strauss-Kahn, um político francês, de abuso sexual. No entanto, o juiz considerou as provas do suposto crime inconclusivas.
6. Quarenta e Uma Testemunhas
Quarenta e Uma TestemunhasFonte: Divulgação/Universal Television
No episódio 13 da 17ª temporada de Law & Order: SVU, vemos o caso de uma mulher que é agredida por três homens em seu próprio prédio. Várias pessoas testemunharam o ocorrido, mas ninguém fez nada para ajudar a vítima.
O acontecimento que inspirou o episódio é de 1964, quando Kitty Genovese foi esfaqueada do outro lado da rua do prédio em que morava. Cerca de 38 pessoas presenciaram o ataque, mas ninguém pediu ajuda para tentar salvar sua vida.
5. Doentio
DoentioFonte: Divulgação/Universal Television
Em Doentio, episódio 19 da quinta temporada da série policial, acompanhamos um caso inspirado no que aconteceu na vida de Michael Jackson. O astro do pop era acusado de molestar crianças em sua casa, o rancho Neverland.
No episódio, a série conta a história de um adolescente que é investigado por suas atividades online. Nisso, os detetives param na casa de um homem, dono de uma fábrica de brinquedos, suspeito de abuso de crianças.
4. Patologia
PatologiaFonte: Divulgação/Universal Television
O episódio Patologia de Law & Order: SVU, o 10º da temporada 19, foi inspirado em um dos crimes mais famosos da atualidade. Nele, vemos a história da investigação de uma agressão sexual a duas crianças com deficiência, mas trazendo uma grande reviravolta no final.
O caso é semelhante à história de Gypsy, que planejou a morte da mãe, Dee Dee Blanchard, em 2015. O crime aconteceu porque a matriarca mentia a doença da filha, a forçando a usar medicamentos sem necessidade. Tudo acabou quando a jovem começou a entrar na vida adulta e percebeu o que acontecia.
3. Maldade
MaldadeFonte: Divulgação/Universal Television
Um dos episódios mais chocantes de Law & Order: SVU é Maldade, o 17 da quinta temporada. Nele, vemos uma história baseada em um caso real conhecido como o assassinato de Shanda Sharer.
Em 1992, Shanda, de 12 anos, foi assassinada brutalmente por quatro adolescentes. Na série, acompanhamos os detetives investigando a morte de uma jovem que teve seu corpo encontrado em um porta-malas, e o principal suspeito é o namorado.
2. Maníaco
ManíacoFonte: Divulgação/Universal Television
O segundo episódio da quinta temporada de Lei & Ordem: SVU, um dos mais impactantes de toda a série, é inspirado nos eventos brutais do massacre escolar de Columbine, que aconteceu em 1999.
No episódio, após um tiroteio deixar dois alunos sem vida, um dos sobreviventes começa a ser investigado como um potencial suspeito. Além de abordar a tragédia, a série destaca a questão da saúde mental de crianças e adolescentes nos Estados Unidos.
1. O Livro de Esther
O Livro de EstherFonte: Divulgação/Universal Television
No vigésimo episódio da temporada 19 de Law & Order: SVU, os roteiristas se inspiraram na história real de David e Louise Turpin. O caso aconteceu em 2018, quando um casal foi preso por prender seus 13 filhos em casa em condições precárias de vida.
O episódio é bastante semelhante ao caso real, acompanhando uma adolescente que foge de casa. Quando ela é encontrada pela polícia, revela que seus pais eram abusadores e que eles eram mantidos em correntes.
Fonte: Tecmundo