Os filtros de busca do Google Drive finalmente desembarcaram no app para Android. As ferramentas permitem reduzir os resultados de uma pesquisa com base no formato de arquivo, app utilizado (Docs, Planilhas ou Apresentações, por exemplo), data de modificação e outros critérios. As informações foram divulgadas pelo site Android Police.
A função foi anunciada pelo Google há mais de um mês e chegou primeiro ao app Google Drive para iOS, deixando usuários do Android de fora. Porém, uma recente atualização do aplicativo entregou finalmente o recurso para o público com o sistema do Google.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Os filtros de busca permite reduzir a quantidade de arquivos, tornando a procura mais fácil. (Imagem: Divulgação/Google)
Os filtros de busca são:
- Formato de arquivo, incluindo Google Docs, Planilhas, Apresentações, Forms, imagens, vídeos, PDFs, atalhos, pastas, páginas web, áudio, desenhos, arquivos compactados;
- Data de modificação: o usuário pode filtrar os resultados de uma busca com base no dia em que aconteceu a última edição, incluindo opções do dia, últimos sete dias, últimos 30 dias, no ano ou em um período personalizado;
- Pessoas envolvidas: o filtro permite exibir somente arquivos que foram modificados ou compartilhados por pessoas específicas.
Ao se tratar de formato de arquivos, o Google Drive tenta deduzir em qual categoria cada arquivo deve se encaixar. Os arquivos do Photoshop salvos em PSD, por exemplo, são colocados na categoria “Desenhos”.
Além disso, os filtros podem ser combinados para tornar a busca mais ampla. Dessa forma, o usuário tem mais opções para encontrar um documento específico, mas que não lembra exatamente como salvou.
Disponível como atualização
Primeiro, os filtros do Google Drive foram lançados no iOS e na página web do serviço. Agora, a função enfim chega ao Android. Segundo o Android Police, o recurso está contido na compilação 2.24.147.0 do aplicativo.
Se o recurso não apareceu para você ainda, vale conferir na Play Store se há atualizações pendentes.
Fonte: Tecmundo