O Google Chrome deve ganhar, em breve, uma ferramenta parecida com o Circle to Search, lançado em janeiro nos celulares da linha Samsung Galaxy S24. O recurso, que permite realizar pesquisas fazendo círculos em pessoas e objetos na tela, está sendo testado na versão do navegador para PCs.
Em postagem no X/Twitter na terça-feira (7), o usuário @Leopeva64 compartilhou detalhes da novidade, descoberta por ele. A funcionalidade virá integrada ao Google Lens, que já permite realizar pesquisas de texto e imagens no desktop utilizando o browser.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
De acordo com o especialista, uma nova animação aparece ao abrir o Lens no Chrome, semelhante à vista no recurso Circular para Pesquisar do Android. Ao clicar nela, o usuário pode ampliá-la e arrastá-la pela tela, “circulando” os itens que deseja pesquisar.
Cabe ressaltar que a função ainda não permite fazer círculos ou desenhos em objetos e pessoas, como nos celulares, trazendo uma caixa de seleção retangular em vez disso. Mas o mecanismo é o mesmo, incluindo a abertura de uma barra na lateral direita com os resultados da pesquisa relacionada ao item selecionado.
Quando estará disponível na versão estável do Chrome?
Essa nova maneira de fazer pesquisas no Chrome, tornando a busca por um determinado objeto, pessoa ou trechos de texto muito mais fácil e rápida, por enquanto está restrita à edição de teste do navegador do Google. Ainda não há um prazo definido para a sua disponibilidade na versão estável do software.
Mas é possível que a função Circular para Pesquisar não demore a ser lançada para todos, devido à rapidez com que recursos baseados em inteligência artificial têm sido integrados ao browser. Como destaca o SamMobile, a novidade provavelmente será adicionada ao Chrome para Windows, Linux, macOS e ChromeOS, via atualização.
Se não sabemos quando a ferramenta chegará aos PCs, ela já foi disponibilizada nos iPhones, podendo ser acionada por meio do botão de ação do iPhone 15 Pro e do iPhone 15 Pro Max. Nas demais versões do smartphone, é necessário ativá-la pela função de gesto “Tocar Atrás”.
Fonte: Tecmundo