A Apple lançou o iOS 17.5 para todo o público nesta segunda-feira (13). Além de conter uma infinidade de novidades interessantes, a atualização de meio ciclo marca um momento importante para o sistema para iPhones: a abertura do ecossistema para lojas de aplicativos de terceiros na Europa.
Ainda que a App Store continue como o único canal para download de apps nas demais regiões, o iOS 17.5 ainda é uma atualização indispensável. A compilação carrega funções inéditas, correções de bugs e otimizações voltadas para aperfeiçoar a experiência do usuário.
Download de apps fora da App Store
No iOS 17.5, a Apple abre finalmente as portas do sistema para o download de apps fora da App Store. A medida não foi tomada por livre e espontânea vontade, mas, sim, para adequar a empresa à Lei de Mercados Digitais (DMA) em vigor na União Europeia (UE).
Categorizada como empresa gatekeeper, a Apple precisa atender critérios específicos nas plataformas que domina — e o iOS é uma delas. Por isso, a empresa precisa criar um cenário mais propício para a concorrência de outros competidores que atuam como mercado de aplicativos.
Portanto, a partir do iOS 17.5, será possível baixar apps por outras lojas senão a App Store. Obviamente, isso é restrito aos países incluídos na UE e desenvolvedores interessados precisam atender uma variedade de requisitos para lançar a própria loja.
Mais novidades do iOS 17.5
O fim da exclusividade da Apple Store não é a única novidade do iOS 17.5. Além disso, a atualização também apresenta:
- “Detecção de Rastreamento Entre Plataformas”: o iPhone agora é capaz de detectar AirTags desconhecidas nos arredores e desabilitar a comunicação do acessório com o dono;
- Imagem de fundo “Brilho do Orgulho” em homenagem à comunidade LGBTQ+ para a Tela Bloqueada.
- Novo modo offline do Apple News+, que permite o acesso ao Today e à guia News+. Além do novo game “Quartiles”;
- Novo design dinâmico para o widget do Apple Podcasts;
- Distribuição de apps por páginas web;
A atualização é liberada de forma gradativa para usuários do mundo inteiro. Se a compilação não chegou ao seu celular ainda, vale fazer uma varredura manual para antecipar o download. Para isso, vá em Ajustes > Geral > Atualização de software.
Fonte: TECMUNDO