Aconteceu nesta segunda-feira (10) a WWDC, conferência anual da Apple para desenvolvedores. Entre os grandes destaques, temos a chegada do sistema de inteligência artificial (IA) da Apple, o novo iOS 18 e atualizações dos sistemas operacionais gerais da empresa. Confira agora as melhores novidades apresentadas pela empresa no evento!
1. Apple Intelligence
Um grande destaque do evento foi o novo sistema Apple Intelligence, que faz um trocadilho com o termo “AI”. A empresa segue as outras gigantes, como Google e Microsoft, trazendo recursos de IA para o iPhone, iPad e Mac. Com ele, o sistema poderá utilizar recursos mais poderosos e contextuais com base em modelos generativos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
O Apple Intelligence estará disponível na nova Siri, poderá criar novas imagens e emojis, além de entender linguagem, imagens e tomar ações com base em informações pessoais dos usuários.
O novo Apple Intelligence não está disponível em todos os dispositivos da Apple.
Mas a empresa garante que tudo será feito com muita segurança, tendo em vista que boa parte das funções são reproduzidas localmente. Caso elas precisem ser realizadas na nuvem, a empresa afirma que tudo será processado em servidores que utilizam os seus próprios chips.
Outros recursos ainda incluem a priorização de notificações, resumo de mensagens e e-mails, escrita e revisão de textos e muito mais.
2. Nova Siri com IA
A Siri também ganhou uma grande atualização durante a WWDC. Agora, a Apple cita que ela está mais natural, relevante e pessoal.
A Siri ganhou um novo visual e uma nova animação, e está integrada ao Apple Intelligence. Assim, você poderá até mesmo errar alguma palavra enquanto fala, que ela conseguirá entender e fornecer mais detalhes.
A nova Siri também poderá ser utilizada a partir de comandos de texto.
Com a nova assistente, alguns recursos contextuais serão disponibilizados. Você poderá perguntar sobre o clima na praia em uma data específica, por exemplo. Em seguida, ao pedir para que a Siri crie um evento na sua agenda na mesma data, ela entenderá que você pretende estar naquela região.
Ela também conseguirá “enxergar” o que está na sua tela para trazer mais informações contextuais, como endereços, por exemplo. A nova Siri estará disponível no iPhone, iPad e Mac.
3. Parceria entre ChatGPT e Apple
Assim como já era esperado, Apple e OpenAI firmaram uma parceria para levar recursos do ChatGPT ao iOS, iPadOS e macOS.
Os usuários poderão utilizar o chatbot com base no GPT-4o gratuitamente, com recursos que envolvem a compreensão de imagens e documentos. O ChatGPT estará disponível na Siri, mas também nas ferramentas de escrita do sistema e na geração de imagens.
O ChatGPT chegará ao iPhone, iPad e Mac “ainda neste ano”, mas as empresas ainda não firmaram nenhuma data.
4. iOS 18
O novo iOS 18 foi uma das grandes estrelas da WWDC. A Apple traz na atualização mais ferramentas de personalização, incluindo a opção de posicionar os ícones em qualquer lugar da tela inicial e de trocar as cores deles.
O novo iOS 18 já está disponível em fase beta para desenvolvedores.
A Central de Controle do iOS 18 também foi repaginada. De acordo com a Apple, será possível criar mais páginas dentro da Central, como de reprodução de mídias e comandos para casas inteligentes.
Outras novidades do iOS 18 incluem a opção de alterar os atalhos da tela de bloqueio, o bloqueio de aplicativos com Face ID, Touch ID ou senha, e um aplicativo de Fotos mais personalizado. Inclusive, a empresa prometeu uma busca de imagens bem mais avançada com a atualização.
5. Suporte ao RCS e mensagens via satélite
Esse recurso é um pouco “menor”, mas já vinha sendo pedido há um bom tempo. Inclusive, o Google foi uma das grandes empresas a “convidar” a Apple para trazer o suporte. Com o iOS 18, os iPhones terão suporte ao padrão RCS de mensagens, que traz mais ferramentas para conversar com celulares Android, por exemplo. Além disso, o novo sistema agora conta com suporte para mensagens via satélite.
6. Você poderá usar o iPhone pelo Mac
Com o novo macOS Sequoia, a Apple permitirá que os usuários consigam acessar os seus iPhones diretamente dos computadores.
Com as atualizações, será possível controlar o iPhone utilizando um Mac.
Será possível navegar pelo iPhone utilizando mouse e teclado, mas sem que o celular precise ser desbloqueado. As notificações do iPhone também serão exibidas no Mac. Ao clicar em uma notificação do tipo, o espelhamento do iPhone será iniciado automaticamente.
7. visionOS 2
Essa é a primeira grande atualização do sistema operacional do Apple Vision Pro. Com o visionOS 2. Com a novidade, a Apple promete melhorias de produtividade e entretenimento.
O VisionOS 2 é a primeira grande atualização de sistema do Apple Vision Pro.
Por exemplo, o visionOS 2 permite que o usuário acesse as “Fotos Espaciais”. No aplicativo Fotos, o sistema conseguirá transformar uma imagem em 2D em uma nova, em 3D, para ser vista com mais imersão com os óculos.
A Apple também traz novos gestos ao Vision Pro, além de um novo Modo Viagem para ser usado em trens. Além disso, a empresa traz a possibilidade de visualizar telas maiores e em alta definição a partir dos óculos. Inclusive, a empresa fará um lançamento global do dispositivo, nas próximas semanas, mas o Brasil ainda não está na lista.
8. App de calculadora no iPad
Depois de 14 anos, a Apple finalmente trouxe um aplicativo nativo de calculadora para o iPad. Sim, em pleno 2024, um dos grandes apps do iPadOS 18 é o de calculadora. Ela é bem similar ao aplicativo do iPhone, mas com suporte ao Apple Pencil.
Para diferenciá-lo um pouquinho, será possível escrever os problemas matemáticos usando o Apple Pencil para encontrar soluções, por exemplo.
9. Apple TV+
O Apple TV+ ganha um novo recurso chamado InSight, que é bastante similar ao que o Amazon Prime Video oferece. Com ele, o usuário poderá verificar em tempo real informações sobre atores e atrizes de uma produção, além de detalhes gerais sobre séries e filmes.
10. Aplicativo Passwords
Um novo aplicativo chamado Passwords também foi anunciado durante a WWDC. Ele é um gerenciador de senhas integrado aos sistemas da Apple, que utiliza o iCloud para sincronizar as informações. Ele permite gerenciar as senhas gerais, mas também passkeys e até mesmo senhas de redes Wi-Fi.
Além disso, a Apple anunciou que o iOS 18 vai conseguir criar emojis direto do próprio teclado e a criação de imagens. Também foram apresentadas novidades sobre o iPadOS 18, watchOS 11 e mais.
Fonte: Tecmundo