Greve de auxiliares e técnicos de enfermagem suspende atendimento em salas de vacinação

Com a adesão da greve dos auxiliares e técnicos em enfermagem da rede pública nesta segunda-feira (17), algumas salas de vacinação estão fechadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) Em relação à quantidade de locais afetados, a pasta não repassou o apanhando.

Os planos de paralisação foram comunicados pela categoria nesta última terça-feira  (11) em uma assembleia geral. As três reivindicações principais da base ressaltam a necessidade da redução de tempo de serviço de 25 para 18 anos, o reajuste salarial e as nomeações dos técnicos de enfermagem. Movimentos grevistas foram registrados hoje em Ceilândia, Taguatinga e Sobradinho.

De acordo com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF), a reestruturação na área é urgente visto a falta de respostas e a falta de reconhecimento da categoria perante os outros profissionais. Para o Sindate-DF, essas reivindicações, se colocadas em prática, são uma forma de “assegurar a dignidade e a valorização da profissão”. 

Sobre a falta de respostas e negociação, a SES-DF reforçou  que a comunicação contínua com a categoria. “O chefe do executivo do Governo do Distrito Federal tem envidado todos os esforços mantendo o diálogo frente às demandas da saúde”, completou a pasta. Além do diálogo, o órgão afirmou ao portal Atividade News que investimentos estão sendo realizados em “busca de entendimento” com a categoria. 

O próximo encontro do Sindate-DF é  nesta quarta-feira (19) com mais uma assembleia geral referente a mobilização pela causa. 

Medida contra a greve da categoria 

Mesmo com todo o movimento, antes mesmo da paralisação, nesta segunda-feira, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) liberou um pedido de  suspensão da greve  dos técnicos e auxiliares. Em caso de descumprimento, a multa decretada é de R$ 50 mil por dia. A decisão foi  estabelecida em concordância com uma ação do Governo que nomeou a greve como abusiva por envolver um serviço essencial para a população.

TAGGED:
Compartilhe esta notícia