Nesta quinta-feira (1), Brasília completa 100 dias sem chuvas e os efeitos da seca prolongada já podem ser sentidos por boa parte da população. Nariz irritado, boca e lábios ressecados, entre outros sinais que os brasilienses já estão acostumados nesta época do ano.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não devemos ter chuvas tão cedo e a previsão é que a umidade siga baixa no Distrito Federal até pelo menos o fim de setembro. Nesta quinta, a expectativa é que a temperatura varie entre 14º e 27º. A umidade pode chegar a 30%.
O Inmet aponta que o DF já está em alerta amarelo de baixa umidade – entre 30% e 20% –, e a partir de agosto vai ser mais comum termos, principalmente durante a tarde, alertas laranjas – de 20% a 12%”. É possível ainda ter dias de alertas vermelhos – abaixo de 12% – quando a situação já é considerada crítica.
Entre as recomendações dos médicos para o período das secas, em especial durante os meses de agosto e setembro, estão beber bastante líquido e evitar a exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia.

