Após quase 60 anos, o Distrito Federal (DF) deve alcançar, nesta próxima quarta-feira (18), a marca dos 148 dias de estiagem. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o feito se aproxima de uma das maiores secas registradas em 1963.
No ranking divulgado pelo órgão, até então, o levantamento histórico de estiagem abrangia os seguintes períodos: 143 dias (1995); 147 dias (2004) e 163 dias (1963). Com o marco, a seca neste ano passará a ser a segunda maior já registrada e sem previsão de precipitação.
O órgão afirmou ao portal Atividade News que, para esta quarta-feira, há perigo potencial para vendavais e baixa umidade. O esperado é que a umidade oscile entre 30% a 20%. As temperaturas também ficam entre mínima de 19ºC a máximas de 31ºC. O quadro geral é de poucas nuvens com névoa seca.
O tempo seco combinado com os incêndios florestais intensificam a sensação térmica. Na última segunda-feira (16), por exemplo, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu 139 ocorrências envolvendo fogo na Capital. O levantamento da Air Quality Index (AQI) aponta que Brasília está com a qualidade do ar moderada (amarela).
A classificação indica que a concentração de partículas de poeira (PM 25) está 2,8 vezes acima da média aceita. Devido a fumaça, a sugestão do Ministério da Saúde são as seguintes:
- Manter portas e janelas fechadas;
- Evitar atividades físicas ao ar livre;
- Ingerir bastante água;
- Utilizar máscaras para reduzir a inalação de fumaça e poeira.

