O Dia do Servidor Público, nesta segunda-feira (28), é ponto facultativo no Distrito Federal. A celebração surgiu da iniciativa do então presidente Getúlio Vargas, em 1943, por meio de um decreto federal.
Em Brasília, o dia do servidor também é reconhecido por uma lei distrital de 2011, que trata do regime jurídico dos servidores públicos e autarquias. O calendário do governo do Distrito Federal (GDF) determina que a data não é feriado, mas sim ponto facultativo.
Transporte público e comércio funcionam normalmente, já serviços de saúde e lazer têm alterações nos horários. Confira abaixo como vão funcionar os serviços.
Transporte Público 🚌
- O metrô funciona, normalmente, das 5h30 às 23h30 🚇
- Os ônibus vão circular de acordo com a tabela horária de dia útil. Clique aqui para conferir linhas, percursos e horários 🚌
Comércio 🏬
- O comércio vai funcionar normalmente, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) 🛒
- Ceasa: mercado funciona normalmente 🥬
Saúde 🏥
- Hospitais regionais, UPAs, Casa de Parto de São Sebastião, Samu e urgência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran): atendimento ininterrupto, em plantão 24h 🏥
- UBSs e centros de especialidades odontológicas (CEOs): não funcionam, estarão fechadas
- Vacinas: não haverá imunização💉
- Farmácias de alto custo, ambulatórios e policlínicas: ficam fechadas. 💊
- Caps tipos 1 e 2 e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi): não abrem
Lazer 🎺
- Eixão do Lazer: por não ser um feriado nacional, eixão fica com trânsito normal de veículos
- Torre de TV: aberta para visitação das 9h às 18h45
- Zoológico, Planetário e o Jardim Botânico de Brasília: fechados para visitação🦁
- Centros olímpicos e paralímpicos (COPs): fechados ⚽
- Parque da Cidade: aberto normalmente, mas administração fecha 🌳
- Parques e unidades de conservação geridos pelo Instituto Brasília Ambiental: funcionam normalmente🌴
Bancos 💰
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento nos bancos e agências bancárias ocorre normalmente nas datas consideradas ponto facultativo. 💵
Segurança 🚨
- Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF): serviço operacional funciona normalmente. Somente o serviço interno terá ponto facultativo, o atendimento a população é normal sem alteração no efetivo. Funcionamento 24h.
- Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF): seguem com o funcionamento de 24h.
- Delegacias da Polícia Civil (PCDF), eletrônica, de Atendimento à Mulher (Deam) e da Criança e do Adolescente (DCA): funcionam em regime de plantão, com atendimento 24h.
👉 É possível entrar em contato com a Defesa Civil, no telefone 199, com o Corpo de Bombeiros Militar, no 193, com a Polícia Militar, no 190, com a Polícia Civil, no 197.
Outros Serviços
- Departamento de Trânsito (Detran-DF): não funciona, postos de atendimento fechados.
- Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF): sem expediente no atendimento no Setor de Multas e Penalidades e no Protocolo.
- Agências do trabalhador: todas estarão fechadas.
- Na Hora e Procon: unidades vão estar fechadas.
- Restaurantes comunitários: vão estar abertos.
- Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência (Cecon): não funcionam.
- Núcleos de assistência jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF): funcionam normalmente.
- Espaços Acolher, os Ceams (unidades do Centro Especializado de Atendimento à Mulher) e os comitês de proteção à mulher: estarão fechados.
- Unidades do Conselho Tutelar e do Centro Integrado 18 de Maio: estarão fechadas.
Fonte: G1