A Google lançou um aplicativo individual para a inteligência artificial (IA) da empresa para smartphones da Apple. A partir de agora, é possível baixar e instalar a plataforma Gemini em um iPhone com iOS 16 ou superior por meio da App Store.
O serviço traz todas as principais funções do Gemini, que antes estava restrito a uma aba no aplicativo oficial da Google. A partir da ferramenta, é possível gerar textos ou imagens, pedir mais informações sobre uma foto, solicitar indicações de receitas ou restaurantes e fazer perguntas sobre temas gerais.
Outra importante adição é o Gemini Live, um atalho para resultados e interações da IA que surge na Ilha Dinâmica e na tela de bloqueio do aparelho.
O app é gratuito para baixar e usar, a não ser que você contrate uma das versões pagas do serviço de IA — como é o caso do Gemini Advanced, que é parte do pacote de assinatura Google One. O português do Brasil é um dos idiomas suportados desde o lançamento pela ferramenta.
IA no iPhone
Apesar de ser integrado com o sistema e funcionar de forma otimizada com outros aplicativos da Google, o Gemini para iOS ainda tem algumas limitações de funcionamento.
“O Gemini pode ser muito útil no seu dia a dia, por exemplo, pra consultar a previsão do tempo, dar instruções de rota e encontrar e resumir informações na Web e em apps, mas ele ainda não consegue definir alarmes, enviar mensagens de texto e realizar outras ações no iOS”, diz a descrição do app.
O serviço da Google agora rivaliza diretamente com o Apple Intelligence, conjunto de ferramentas de IA da companhia que atua de forma similar.
O pacote de recursos, porém, só roda em dispositivos mais modernos da Maçã e não teve todas as funções lançadas até o momento — incluindo a atualização “turbinada” da assistente pessoal Siri e a versão em português do Brasil, que deve chegar apenas em 2025.
Fonte: TECMUNDO