Vídeo: “valeiros” são flagrados vendendo passagens em terminal 

Nesta terça-feira (19), um quarteto foi preso em flagrante por suspeitas de integrar esquema ilegal de vendas de passagens do BRT. Os indivíduos foram monitorados em ação na região de Santa Maria. Em imagens do circuito de segurança do terminal, é possível acompanhar os suspeitos passando os passageiros na catraca com cartões de terceiros. 

As investigações indicam que os suspeitos vendiam as passagens a um preço menor do que o estabelecido pelo terminal. Um mesmo cartão utilizado pelos chamados “valeiros” era passado diversas vezes. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou que o quarteto ainda utilizava o passe livre estudantil e o cartão para pessoas com deficiência para validar o sistema. 

Durante a abordagem dos investigadores nesta quarta-feira, os suspeitos tiveram os cartões eletrônicos, bens e dinheiro apreendidos. 

Após o flagra, eles foram encaminhados à Divisão de Falsificações e Defraudações (Difraudes) pelo crime de estelionato contra a entidade de direito público. A atuação do quarteto é uma prática comum já analisada pelos órgão. Em uma estimativa da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Transporte (Sufisa), o prejuízo é de cerca de R$ 600 mil por ano aos cofres públicos. 

Para realizar a operação contra o esquema, a PCDF contou com a própria Sufisa e a Secretaria de Mobilidade (Semob). Até o momento, não há mais informações sobre os indivíduos e novos “valeiros”. 

TAGGED:
Compartilhe esta notícia