Você conhece o escape room? 👻
Com o significado “sala de fuga”, é um jogo em que um grupo de pessoas fica “preso” em uma sala temática. A equipe tem um tempo limite para desvendar pistas e descobrir como sair do local.
Não há uma regra universal sobre a quantidade de salas, participantes ou tempo limite do jogo. A modalidade promete suspense, investigação e testa as habilidades e conhecimentos do grupo.
O g1 foi até o ParkShopping, na região do Guará, em Brasília, e visitou a 60 minutos Escape Game, empresa que promove experiências de escape room no Distrito Federal (veja abaixo como foi).
“É um momento para as pessoas deixarem o celular de lado e prenderem a atenção em algo diferente, divertido”, diz Wagner Thomaz, sócio da empresa.
Escape room no DF
A sala experimentada foi “A Profecia do Orbe Mágico“, inspirada nos filmes da série de livros Harry Potter. Nela, são permitidos de 4 a 8 jogadores.
📌 Não se preocupe, a reportagem não vai dar spoiler sobre o jogo. 🧙
- Tudo começou em uma sala escura com uma televisão, onde recebemos orientações sobre as regras do jogo e conhecemos a narrativa da sala temática escolhida
- Fomos encaminhados para o escape room. O espaço estava ambientado com decorações repletas de referências aos filmes de Harry Potter
- Nossa missão era encontrar um orbe de vidro e desvendar diversos mistérios relacionados à magia
- Não foi uma tarefa fácil e precisamos usar dicas para completar alguns desafios. O g1 conseguiu sair da sala após 48 minutos e 30 segundos – lembrando que o tempo máximo na sala são 60 minutos
- O tempo mínimo registrado até o momento, na sala, foi de uma equipe que conseguiu sair em 25 minutos
Opção gratuita
A 60 minutos também oferece, no ParkShopping, uma opção de escape game gratuita. Em “A Maldição do Faraó”, um jogador fica preso, sozinho, dentro de um sarcófago.
É preciso desvendar um enigma em até 5 minutos para sair do local. O g1 testou a experiência desafiadora, mas não conseguir desvendar o mistério dentro do tempo limite.🤭
Não é só diversão
Wagner Thomaz, um dos sócios da empresa, explica que o escape room também é uma opção de jogo popular no âmbito corporativo. Além da diversão, os grupos contam com uma análise comportamental após o jogo. Assim, é possível conhecer mais sobre os pontos fortes e fracos das equipes que tentam desvendar os mistérios juntas.
Segundo Wagner Thomaz, o jogo já foi utilizado para que empresas realizem processos seletivos e escolham funcionários para promoções.
Saiba mais
As salas de jogos têm diversos temas. Entre eles ameaça zumbi (inspirado em The Walking Dead), cativeiro (sobre um assassino em série que agiria em Brasília), pandemia (sobre uma arma bioquímica feita de uma bactéria extremamente destrutiva) e escape wars (inspirado em Star Wars).
Scape Room
- 📍 Onde: ParkShopping ou Shopping Pier 21
- 🗓️ Quando: todos os dias da semana no ParkShopping; de terça a domingo no Pier 21
- 🙋♀️ Reserva: pode ser feita no site, onde também é possível conferir os horários das salas temáticas e quantidade de pessoas permitidas por grupo
- 🎟️ Ingressos: R$ 84,90 por pessoa para sala de 60 minutos; R$ 29,90 por dupla para sala de 15 minutos
Fonte: G1