Uma quadrilha especializada na venda de drogas foi alvo de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na manhã desta quinta-feira (5). Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em diversos pontos estratégicos do Distrito Federal e Entorno, incluindo as regiões do Guará, Riacho Fundo, Asa Sul, Estrutural e Valparaíso (GO). Durante as ações, foram realizadas sete prisões em flagrante.
Os investigados possuem entre 30 e 40 anos. Dois dos suspeitos são irmãos e possuem um comércio na região do Guará que é utilizado como meio de lavar o dinheiro obtido com a atividade ilícita. Apenas um dos investigados tem “passagem” por estupro de vulnerável e porte de arma.
Dois endereços alvos da operação foram identificados como clínicas que comercializavam cetamina de maneira irregular. A cetamina, uma substância anestésica de uso controlado amplamente utilizada na medicina veterinária e humana, também é conhecida por seus efeitos alucinógenos quando utilizada de forma recreativa.
De acordo com a PCDF, o desvio desse medicamento para o tráfico é particularmente preocupante devido ao seu alto potencial de abuso e riscos à saúde, podendo causar efeitos como perda de consciência, amnésia e distorções de percepção.
As clínicas investigadas estavam vendendo a substância sem a devida autorização, contribuindo para o abastecimento de redes criminosas.



Investigação
A investigação foi iniciada em junho de 2024, após monitoramento por agentes da 5ª DP indicarem que algumas pessoas se aproveitavam de festas para comercialização de drogas na região central de Brasília. As informações coletadas ao longo de mais de cinco meses permitiram à PCDF identificar os principais responsáveis pela distribuição de drogas ilícitas na capital.
Apreensões realizadas
Os policiais apreenderam vários tipos de drogas, incluindo maconha, cocaína e cetamina, além de arma, equipamentos utilizados para o preparo e distribuição dos entorpecentes, como balanças de precisão e embalagens plásticas.
Telefones celulares e quantias em dinheiro também foram recolhidos para subsidiar
as investigações.

