A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que smartphones com sistema operacional Android receberão o Serviço de Localização de Emergência. O recurso, elaborado em parceria com o Google e operadoras de telefonia, enviará dados de localização de usuários em chamadas de emergência para autoridades, como policiais e serviços médicos.
Utilizada em outros países, a ferramenta é integrada no sistema operacional dos aparelhos Android 5.0 em diante, e compartilha dados como a localização precisa do usuário às autoridades. Essas informações são processadas por meio de tecnologias comuns nos smartphones, como GPS, redes Wi-Fi, dados móveis e outros sensores, dispensando a instalação de aplicações ou chips especializados.
Para utilizar o serviço, basta que os usuários façam chamadas para os números 190 (Polícia), 192 (Serviço médico), ou 193 (Bombeiros). No caso da polícia e bombeiros, a ferramenta também funcionará por meio de troca de mensagens via SMS.
Recurso pode ser expandido em breve
Segundo a Anatel, todo o processo é completamente seguro e os dados dos usuários são enviados apenas para autoridades. No entanto, quem não se sentir confortável com a tecnologia pode desativá-la nas configurações de localização do Android, embora a agência informe que o serviço objetiva acelerar o socorro à população.
“O novo recurso disponibilizado pelo Serviço de Localização de Emergência demonstra o compromisso da Anatel e de nossos parceiros em salvar vidas, utilizando a tecnologia para garantir respostas mais rápidas e precisas nos momentos em que cada segundo conta. Essa iniciativa reflete nosso empenho em integrar inovação, segurança e privacidade em benefício de toda a sociedade brasileira”, explica o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.
Por fim, o órgão informa que o Serviço de Localização de Emergência permite o envio da localização via HTTPS e trabalha em soluções para melhorar e expandir o recurso em breve. Uma das ideias é que os usuários forneçam informações úteis aos socorristas, como alergias ou condições médicas úteis antes do atendimento.
Fonte: TECMUNDO