Um bug no Windows 11 pode impedir que o usuário baixe e instale atualizações de segurança, deixando o computador em risco, conforme alertou a Microsoft nesta sexta-feira (27). A falha afeta somente as instalações do sistema operacional feitas com mídias físicas como CD e dispositivos USB.
O problema está na versão 24H2 do Windows 11, que pode não aceitar mais os updates com importantes correções para aumentar a proteção do PC. A gigante de Redmond explicou, ainda, que o erro é relacionado aos patches de segurança de outubro e novembro de 2024 incluídos na instalação manual.
Os updates com erros foram lançados nos dias 8 de outubro e 12 de novembro deste ano, respectivamente. Se inseridos em uma instalação via pendrive ou CD, o computador não conseguirá mais receber as atualizações de segurança futuras, como o patch disponibilizado pela fabricante para o mês de dezembro.
“Esse problema não ocorre para dispositivos em que a atualização de segurança de outubro de 2024 ou as atualizações de segurança de novembro de 2024 são instaladas por meio do Windows Update ou do site do Catálogo do Microsoft Update”, explicou a Microsoft na página de suporte do sistema operacional.
Como corrigir o bug do Windows 11?
Enquanto trabalha em uma correção definitiva para o bug do Windows 11, a gigante da tecnologia indicou uma solução alternativa para o problema. Segundo a companhia, é recomendável desinstalar o sistema operacional que está apresentando o erro, impedindo o download das atualizações de segurança, caso esteja executando essa versão.
Na sequência, basta criar uma mídia de instalação para o Windows 11 versão 24H2 incluindo a atualização de segurança mensal de dezembro de 2024, lançada no último dia 10, ou posterior. Dessa forma, o sistema continuará recebendo os próximos patches de segurança normalmente, reforçando a proteção do dispositivo.
Além da falha relacionada aos updates, a instalação com mídia física da versão apresentou outros erros, como incompatibilidade com jogos da Ubisoft, problemas com dispositivos de áudio específicos e na inicialização do Outlook com Google Workspace Sync desatualizado. A atualização também chegou a ser bloqueada temporariamente em hardware da Asus.
Fonte: Tecmundo