Nesta quinta-feira (16), a Nintendo surpreendeu a todos com o anúncio inesperado do Switch 2, seu mais novo console. Com um trailer de apenas dois minutos e sem tantas informações, os fãs da Big N estão ansiosos para saber as especificações do modelo, mas isso só deve ocorrer em uma Nintendo Direct em abril..
Contudo, uma lista de especificações vazada recentemente pelo usuário ZachyCatGames no fórum Famiboards pode ter revelado o hardware completo — e até que bem poderoso — do Switch 2. Abaixo, o TecMundo preparou um guia do que esperar desse console e quais games ele pode rodar.
Especificações potentes do Switch 2
Segundo o vazamento do informante, o novo Switch trará um nível de hardware bem superior ao seu antecessor e que de certa forma compete com alguns consoles portáteis atuais, como o Steam Deck.
No entanto, isso não significa que os aparelhos terão o mesmo desempenho, já que há fatores como otimização, sistema operacional e outros detalhes que influenciam na performance.
Veja em detalhes, abaixo:
- Processador: Arm Cortex-A78C (8 núcleos);
- Frequência da CPU: 998, 4 MHz (sem dock) e 1.100,8 MHz (com dock);
- Memória RAM: 12 GB LPDDR5X;
- Frequência da RAM: 2.133 MHz a 68 GB/s (sem dock) e 3.200 MHz a 102 GB/s;
- Placa de vídeo: Nvidia T239;
- Núcleos CUDA: 1.534;
- Streaming Multiprocessors: 12;
- Texture Processing Cluster: 6;
- Tensor Cores: 48 unidades de terceira geração;
- Núcleos de Ray Tracing: 2;
- Frequência da GPU: 561 MHz e 1,72 TFLOPs (sem dock) / 1.007,2 MHz e 3,09 TFLOPs (com dock).
Processador octacore no Switch 2
Começando pelo processador, essas especulações indicam o Arm Cortex-A78C como a CPU híbrida do portátil e pode surpreender alguns. Essa plataforma foi lançada pela Arm no fim de 2020 para equipar notebooks com o conceito de oferecer mais desempenho aos laptops com foco em portabilidade, ao passo que não consome tanta energia.
O A78C trabalha com até oito núcleos a uma frequência de 998 MHz quando em modo portátil e até 1,10 GHz ao ser utilizado com a dock. Em comparação, o Switch original utilizava um processador híbrido Tegra X1 da Nvidia que opera a 384 MHz (sem dock) e 768 MHz (com a dock).
Para a memória RAM, o console utilizará 12 GB no protocolo LPDDR5X em dois chips de 6 GB. Essa é uma diferença gritante em relação aos 4 GB do seu antecessor e deve alavancar a performance do modelo, principalmente com a dock, pois as frequências sobem para bons 3.200 MHz.
Placa de vídeo igual a RTX 2050?
No quesito placa de vídeo, a Nintendo deve manter a parceria com a Nvidia ao utilizar a Nvidia T239 da geração Ampere. Essa GPU deve contar com 1.534 núcleos CUDA, até 48 ROPS e dois núcleos para aceleração de Ray Tracing, além de utilizar os 12 GB de memória compartilhada do sistema.
Novamente, há um avanço notável em comparação à placa gráfica usada no Nintendo Switch, que tinha somente 256 núcleos. Aliás, a T239 trabalha com clocks de 561 MHz (sem dock) e até 1 GHz (com dock) e teria poder computacional de 1,72 teraflops em modo portátil e pouco mais de 3 teraflops com a dock.
Por ser um projeto customizado entre Nvidia e Nintendo, é sempre complicado saber qual placa de vídeo teria um desempenho parecido ao dessa T239. Todavia, fazendo um cruzamento de especificações, há similaridades com as GeForce RTX 20 de notebook, como as RTX 2050 e RTX 2060.
Essas duas placas tem contagem de núcleos entre 1.920 e 2.048 unidades, além de frequências próximas de 1 GHz. Os números são parecidos com o hardware do novo Switch, mas vale lembrar que essas GPUs RTX são chips dedicados para notebooks, enquanto o Nintendo Switch 2 deve usar uma plataforma híbrida — que une CPU e GPU no mesmo chip.
Quais jogos o Switch 2 deve rodar?
Como dito acima, o desempenho do Switch 2 pode variar muito ao comparar com processadores e placas de vídeo já lançadas, mas é possível ter uma ideia da performance. O Steam Deck tem uma GPU com poder de 1,6 teraflops e pode rodar games como Red Dead Redemption 2 a uma média de 45 FPS em configurações balanceadas na resolução 1280x800p.
Em Hogwarts Legacy, por exemplo, os usuários podem rodar o game dos bruxos em qualidade baixa/média numa faixa confortável entre 30 a 60 FPS. O console da Valve tem a vantagem dos jogadores poderem ativar tecnologias de upscaling, como o FidelityFX Super Resolution 3, para aumentar a taxa de FPS, mas o videogame da Nintendo terá games especialmente otimizados para ele.
Já com a dock e os 3 teraflops de poder, o desempenho deve ser similar ao do Xbox Series S, que ostenta 4 teraflops com tecnologia da AMD. O console da Microsoft consegue rodar todos os games atuais com boa qualidade gráfica e performance entre 30 e 60 FPS, dependendo do título.
Mais informações sobre o Switch 2 em breve
Mesmo com todas essas informações bem convincentes, é importante tratar todos esses detalhes como rumores. A Nintendo fará uma apresentação especial sobre o Switch 2 em 2 de abril, ao vivo no YouTube, e deve detalhar o hardware do console. Não há data de lançamento disponível para o produto até o momento.
Fonte: Tecmundo