Quem são os dois cardeais de Brasília que podem participar do Conclave

Brasil tem sete cardeais, com menos de 80 anos, aptos a votar na escolha do novo papa; dois são da capital. Processo deve começar em até 20 dias após a morte de Francisco.

Cardeiais João Braz de Aviz e Paulo Cezar Costa. — Foto: reprodução

Com a morte do Papa Francisco, nesta segunda (21), a Igreja Católica deve realizar o conclave, que é o processo para definir o novo pontífice

Dois cardeais de Brasília estão entre os sete brasileiros que podem participar da eleição. São eles João Braz de Aviz e Paulo Cezar Costa

  • 🔎 Cardeal: alto dignitário que aconselha o Papa e pode participar da eleição papal.

Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar. O Brasil tem oito cardeais e sete atendem a esse critério

Paulo Cezar Costa, de 57 anos, é o atual arcebispo de Brasília. Ele nasceu em Valença (RJ), cursou Filosofia e Teologia e é mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma

Foi ordenado sacerdote em 1992 e atuou na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras (RJ). No início dos anos 2000, foi professor na PUC-RJ, lecionou no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e no Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, em Nova Iguaçu. 

Em novembro de 2010, Costa foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e ajudou a organizar a Jornada Mundial da Juventude de 2013. 

Em 2020, foi transferido para a Arquidiocese de Brasília. Dois anos depois, foi criado cardeal pelo Papa Francisco.

Na manhã desta segunda (21), o cardeal destacou que o Papa Francisco era muito próximo do povo, sendo humilde e simples, e tratou de temas que foram destaque no mundo, como guerras e imigração (veja vídeo acima). 

“Um sentimento de orfandade, parece que a gente perdeu um pai”, fala o Cardeal Paulo Cezar Costa.

  • João Braz de Aviz

João Braz de Aviz, de 77 anos, é o cardeal brasileiro mais velho apto a participar do Conclave. Arcebispo emérito de Brasília, ele participou do conclave que elegeu o Papa Francisco, em 2013. 

Aviz nasceu em Mafra (SC) e cresceu em Borrazópolis, no Paraná. Ainda jovem, ingressou no Seminário Menor São Pio X, em Assis (SP). Ele estudou Filosofia em Curitiba e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. 

Foi ordenado em 1972, na Catedral de Apucarana, e atuou como diretor espiritual de seminários no Paraná e em São Paulo. Também foi reitor e professor de Teologia Dogmática em Londrina (PR). 

No fim da década de 1980, voltou para Roma onde se tornou doutor em Teologia Dogmática. Depois de retornar para o Brasil, foi eleito bispo auxiliar de Vitória.

Em 1998, Aviz se tornou bispo de Ponta Grossa (PR). Quatro anos depois, assumiu a Arquidiocese de Maringá (PR), onde ficou por apenas 14 meses. Em 2004, foi nomeado arcebispo de Brasília. 

Em 2011, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica pelo Papa Bento XVI. No ano seguinte foi criado cardeal.

Morte de Papa Francisco

O Papa morreu aos 88 anos, nesta segunda, às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário de Roma, onde ele faleceu. Ele ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. 

Francisco chegou a aparecer publicamente neste domingo (20) de Páscoa, para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro. 

Nesta segunda (21), a notícia de sua morte foi anunciada pelo Vaticano.

Fonte: G1 DF

TAGGED:
Compartilhe esta notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *