Juízes da Copa do Mundo de Clubes usarão câmeras corporais

Competição também contará com tecnologia de impedimento semiautomático

Foto: BRIAN SNYDER

Árbitros usando câmeras corporais e um sistema de detecção de impedimento aprimorado estarão entre as principais inovações da Copa do Mundo de Clubes deste ano nos Estados Unidos, disse a Fifa na última sexta-feira (6).

Pela primeira vez em um torneio de futebol da Fifa os árbitros usarão câmeras corporais, com imagens selecionadas transmitidas ao vivo para o público.

Uma nova versão avançada da tecnologia semiautomatizada de impedimento – combinando inteligência artificial, diversas câmeras e sensores de bola – será implantada para acelerar a tomada de decisões, mantendo a supervisão do VAR (árbitro de vídeo) para decisões marginais.

“No entanto, em cenários de impedimento desafiador, o árbitro de vídeo ainda validará as informações fornecidas pelo sistema antes que a decisão seja tomada”, disse a Fifa em um comunicado.

O torneio, que vai se expandir para 32 equipes este ano, servirá como um importante campo de testes para ambos os sistemas, disse o órgão regulador. Os representantes do Brasil na competição são Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe esta notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *