Uma rede de supermercados foi autuada por jogar lixo em uma área de conservação de Samambaia nesta última terça-feira (15). O local é conhecido como o Refúgio de Vida Silvestre Gatumé e estava sendo utilizado para descartar alimentos, resíduos recicláveis, documentos e até mesmo notas fiscais da empresa. Ao todo, a rede foi multada em mais de R$126 mil.
Esse valor se refere a apenas quatro unidades da empresa. Além do dinheiro, a Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) exigiu que o lixo fosse recolhido em menos de 24h. Se a medida não for cumprida, a pena dobra de valor.
O caso foi descoberto após flagras da fiscalização na área. A rede de supermercados só foi identificada pelas notas fiscais. Segundo o DF Legal, a rede deveria entregar o lixo a um caminhão compactador que carregaria o lixo a um aterro sanitário. Até o momento, não há mais atualizações da dinâmica.
Não é a primeira vez que ocorre o descarte de resíduos na região. Em outras situações, os agentes flagraram outros caminhões que despejaram outros materiais.

