Falso advogado: esquema de golpes é alvo de operação após vítima sofrer desfalque de mais de meio milhão no DF 

No total, oito suspeitos foram detidos em São Paulo nesta sexta-feira (15). Os indivíduos criavam até perfis on-line de profissionais e escritórios reais

Foto: TÂNIA REGO/ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL

Nesta sexta-feira (15), oito pessoas foram presas por suspeitas de integrar esquema do golpe do falso advogado. Os indivíduos foram localizados no estado de São Paulo. As investigações indicam que uma das vítimas, idosa e moradora do Distrito Federal, perdeu mais de R$500 mil reais após ser enganada. 

Além das prisões, os investigados foram alvos de buscas e tiveram as contas bancárias bloqueadas. Até o momento, não foi divulgada a quantidade de vítimas que caíram no golpe. O grupo se aproveitava de dados reais de advogados, entravam nos processos, coletavam informações e entravam em contato com os alvos.

Tudo ocorria de forma on-line. Os envolvidos criavam perfis idênticos aos dos advogados ou escritórios para a abordagem. “Os criminosos solicitavam o pagamento de supostos impostos ou taxas, alegando serem indispensáveis para a conclusão de processos ou para o levantamento de valores judiciais”, afirmou a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Segundo a corporação, com a similaridade e informações exatas dos processos, ganhavam a confiança das vítimas. Durante a operação de hoje, os detidos foram autuados pelos crimes de estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas chegam a 23 anos de reclusão. 

A ocorrência teve o apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP). Ao todo, 50 policiais foram escalados para o caso. Não há atualizações se há mais integrantes ou vítimas ligadas ao esquema. O caso continua em processo de investigação. 

TAGGED:
Compartilhe esta notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *