São Sebastião: Inscrições para palestra sobre proteção à mulher estão abertas

Edição do Ciclo de Palestras promovido pela SSP/DF será realizada no dia 30 de outubro, com foco na prevenção à violência e no fortalecimento das redes comunitárias

Ação integra o eixo Mulher Mais Segura, do programa Segurança Integral, e é uma das principais ações da SSP/DF voltadas ao enfrentamento da violência de gênero | Foto: Divulgação/SSP-DF

As inscrições para a próxima edição do I Ciclo de Palestras dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, que será realizada no dia 30 de outubro em São Sebastião, estão abertas. A ação é promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) em parceria com os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). O objetivo é a prevenção da violência contra a mulher, o fortalecimento das redes de apoio e o empoderamento feminino nas comunidades. A inscrição pode ser feita por meio deste link.

A iniciativa integra o eixo Mulher Mais Segura, do programa Segurança Integral, e é uma das principais ações da SSP/DF voltadas ao enfrentamento da violência de gênero. A formação será realizada das 8h às 12h, com presença de especialistas da SSP/DF, forças de segurança, Ministério Público do DF, Secretaria da Mulher (SMDF), Sebrae e outras instituições parceiras.

Ação integra o eixo Mulher Mais Segura, do programa Segurança Integral, e é uma das principais ações da SSP/DF voltadas ao enfrentamento da violência de gênero | Foto: Divulgação/SSP-DF

“Levar essa formação às regiões administrativas do DF é um compromisso com a vida das mulheres. A informação salva vidas, fortalece vínculos comunitários e constrói uma rede sólida de proteção”, destaca o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Muitas vezes, a mulher não consegue denunciar por medo ou dependência. Nesses casos, o apoio da comunidade é essencial. Amigos, vizinhos e familiares podem fazer a diferença nessa história. Esse ciclo de palestras tem justamente esse objetivo: capacitar e engajar toda a rede comunitária para identificar e enfrentar a violência doméstica com responsabilidade e acolhimento. O enfrentamento da violência doméstica é uma luta de todos nós”, completa o secretário.

Durante o encontro, serão abordados temas como tipos de violência, canais de denúncia, acolhimento psicológico e jurídico, empoderamento feminino, geração de renda e o papel da sociedade na proteção das vítimas. Os encontros são realizados em locais definidos em parceria com a comunidade, como escolas, associações, administrações regionais e equipamentos públicos voltados ao atendimento à mulher.

“Vamos encerrar a última edição do ano com o desejo de que todo o conhecimento compartilhado faça a diferença na vida das pessoas. Se uma única mulher for salva por meio dessa iniciativa, já terá valido a pena. Essa ação reflete o verdadeiro espírito dos Consegs: atuar, junto à comunidade, em pautas que transformam a realidade e promovem mais qualidade de vida para as mulheres — e, consequentemente, para toda a sociedade”, pondera o secretário-executivo Institucional de Políticas de Segurança Pública, Paula André Vieira.

Reconhecimento

Nas edições anteriores, realizadas na Cidade Estrutural, Vicente Pires, Ceilândia e Guará, o ciclo teve ampla adesão popular. Em Ceilândia, o evento reuniu mais de 400 pessoas, registrando recorde de participação até o momento. Lideranças locais ressaltam a importância de manter o tema em pauta para além do Agosto Lilás. Ao todo, mais de pessoas participaram da capacitação, que teve início em agosto, em alusão ao Agosto Lilás.

“Os Consegs têm um papel estratégico por estarem inseridos no cotidiano das comunidades. São eles que ajudam a identificar demandas reais e urgentes. Esse ciclo de palestras é mais do que um espaço de escuta e orientação — é uma ferramenta de mobilização social para salvar vidas. Ao capacitar a população, fortalecemos a rede de proteção e ampliamos o alcance das políticas públicas”, afirma o subsecretário dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, Gustavo Danzmann.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)

Fonte: Agência Brasília

Compartilhe esta notícia
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *