Na manhã desta quarta-feira (29), um grupo especializado em furto e receptação de cabos de transmissão foi alvo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Ao todo, foram expedidos cinco mandados de prisão e 14 mandados de busca. Os suspeitos do esquema foram procurados nas regiões de Ceilândia, Taguatinga e Riacho Fundo.
Além disso, cidades do Entorno e o estado de Rondônia, no Norte do Brasil, também passaram pelos investigadores. O esquema tinha como foco pegar o cobre e comercializá-lo. Segundo a apuração, um conjunto de empresas foi identificado como responsável pela recepção dos materiais.
A Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (CORPATRI) informou ao portal Atividade News que o esquema contava também com lavagem de dinheiro. A associação atuava com foco em três setores:
- Furto;
- Negociação dos produtos furtados;
- Ocultação.
Esta já é a segunda fase da operação que combate os furtos de cabos de energia. Em outubro de 2024, mandados de busca ocorreram. Em relação à movimentação financeira do esquema, R$5 milhões foram bloqueados. Até o momento, não há mais atualizações sobre os trâmites da operação.

