Nesta terça-feira (3), dois grupos ligados a um esquema de golpes do “falso advogado” foram alvos de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Os suspeitos foram localizados na Zona Leste da cidade de São Paulo. Ao todo, expediram cinco prisões e dez mandados de busca e apreensão.
Além dessas medidas, houve também o sequestro de valores das associações criminosas. As apurações dos esquemas começaram em julho de 2025, quando duas vítimas, ambos moradores de Taguatinga, foram enganadas. Segundo a corporação, as vítimas perderam, respectivamente, R$ 30 mil e R$ 50 mil.
Os suspeitos tinham acesso a dados dos processos das vítimas e alegavam precisar de dinheiro relacionado a “taxas para liberação de valores”. “Constatou-se que os autores tinham acesso à senha de advogados e consultavam processos no âmbito do TJFDT e da Justiça Federal para dar autenticidade aos golpes”, detalhou a PCDF.
Os grupos foram indiciados pelos crimes de estelionato, lavagem de capitais e organização criminosa. As investigações continuam a fim de identificar possíveis novas vítimas. Até o momento, não há mais atualizações da ocorrência.

