O quarto dia de atividades da 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ALT) é marcado por discussões sobre saúde, situação dos povos isolados e economia indígena. A programação foi iniciada pela manhã desta quinta-feira, 07, e o último debate está previsto para acontecer às 16h. As informações foram divulgadas pela Articulação dos povos indígenas do Brasil (Apib).
Ainda segundo a Apib, no período da tarde, a partir das 14h, ocorrem os debates sobre a vida dos povos indígenas isolados ou de recente contato e uma discussão sobre sistemas de produção e economia indígena.
As atividades realizadas pelo ALT também são abertas ao público em geral. O evento acontece na Fundação Nacional de Artes (Funarte).
O movimento já realizou algumas ações. Na tarde da última quarta-feira, 06, a Marcha pela ‘Demarcação Já´seguiu em direção à Esplanada dos Ministérios. Neste sábado, 09, haverá uma nova mobilização a partir das 9h, intitulada “#EmergênciaIndígena – Mobilização nacional dos movimentos”.
Acampamento Terra Livre (ALT)
Em sua 18° edição, o Acampamento Terra Livre acontece em Brasília entre os dias 04/04 até 14/04. A Articulação dos povos indígenas do Brasil informou que estão reunidos cerca de oito mil indígenas de mais de 200 povos de todas as regiões do Brasil.
De acordo com a Apib, o evento é realizado no mesmo período em que o Congresso Nacional e o Governo Federal analisam a votação de projetos que violam os direitos dos povos indígenas e que intensificam a exploração em grande escala. Neste ano, o evento trouxe o tema ‘Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política’.
O Acampamento Terra Livre é pautado por atividades como palestras e passeatas que buscam, segundo a Apib, “enfrentar a agenda anti-indígena do Congresso, debater a saúde e a educação indígenas, e o protagonismo da juventude nos debates do evento”.