O primeiro estudo que visa levantar dados sobre as condições de vida da população da zona rural distrital, elaborado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), segue em ritmo acelerado. Em pouco mais de dois meses, a pesquisa inédita já bateu à porta de mil domicílios. O objetivo é ampliar essa meta para seis mil.
Realizada por meio do acordo de cooperação entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) e a Codeplan, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) Rural na capital tem a proposta de conhecer a realidade dos moradores de 208 comunidades rurais com a meta de auxiliar a gestão governamental na criação de políticas públicas eficazes para atender às necessidades dessa população.
A participação dos moradores é importantíssima. É com base nas respostas deles que serão planejadas as decisões governamentais com relação às áreas rurais do Distrito Federal, além de formular políticas públicas, avaliação e monitoramento das ações descentralizadas de governo.
A Codeplan orienta que é seguro receber um agente de coleta, pois as respostas são anônimas e o pesquisador está proibido de pedir dados bancários.
*Com informações da Codeplan
Fonte: Agência Brasil