Chegou o mês de julho, e com ele o período de recesso nas escolas, e nada melhor do que um passeio na Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FZJB) para divertir as crianças. Pensando nisso, o Zoo criou a Colônia de Feras, um conjunto de atividades lúdicas, educativas e esportivas oferecidas a um grupo de crianças entre 5 e 10 anos.
Devido à pandemia, o Projeto havia sido suspenso, mas retornou em 2022 com 180 vagas, sendo que 20% são destinadas a alunos regularmente matriculados na rede pública de ensino. As inscrições aconteceram durante o mês de junho e já foram encerradas.
As crianças vão participar de diversas atividades recreativas que vão mostrar como é o trabalho do Fundação. Os participantes serão divididos em quatro grupos de 45 crianças e cada um terá dois dias de atividades, sendo as datas as seguintes: 1° turma – 12 e 13 de julho; 2° turma – 14 e 15 de julho; 3° turma – 19 e 20 de julho; 4° turma – 21 e 22 de julho. As atividades vão acontecer das 13h30 às 17h.
Segundo a diretora de Educação Ambiental do Zoológico de Brasília, Caroline Trombeta, o Projeto neste ano passou por reformulações, mas a expectativa é que as crianças se divirtam, além de conhecer um pouco sobre os animais e o papel que o Zoológico de Brasília tem na conservação das espécies. “Como nosso tempo vai ser reduzido desta vez, abordaremos mais o contato com os animais através da oficina com a Gerência de Bem-Estar, vamos passar pela Galeria África, Serpentário e mostrar o trabalho da nutrição”, disse.
As crianças que não conseguiram vaga na Colônia de Feras, tem a opção de visitar o Zoológico de Brasília de terça a domingo e feriados, das 8h30 às 17h e ver de perto diversas espécies. É possível também visitar o Borboletário, onde há espécies nativas do Cerrado, bioma predominante na capital, e conhecer o ciclo de vida dos insetos por meio da explicação de monitores. O local funciona de quarta a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.