A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos continua neste sábado (6), no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde, 60 pontos de imunização estão abertos.
A pasta informou que os locais de vacinação funcionam das 9h às 16h. A orientação da pasta é de que os tutores levem cães com coleira, guia e focinheira.
- Veja aqui os pontos de imunização contra raiva no DF.
Para os gatos, a recomendação é de que os animais sejam levados em caixas de transporte. A Secretaria de Saúde informou ainda que, em 30 dias de campanha, vacinou 141 mil pets na capital.
O que é raiva?
Segundo a Secretaria de Saúde, “a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos (antropozoonose) pela mordedura, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus da raiva”.
O distúrbio é caracterizado por sintomas neurológicos e, de acordo com a pasta, “é uma doença quase sempre fatal (praticamente 100% dos casos evoluem para óbito), para a qual a melhor medida de prevenção é a vacinação pré ou pós-exposição”.
O vírus é transmitido pela saliva dos animais. A SES-DF afirma que “o último caso diagnosticado de raiva em cães foi em 2000 e, em gatos, no ano de 2001”.
Morte no DF
Em 30 de julho, um adolescente, na faixa etária de 15 a 18 anos, infectado com raiva humana, morreu em um hospital particular da capital. Ele ficou internado por 40 dias.
O jovem foi infectado em 21 de maio, após ser arranhado por um gato. Esse foi o primeiro caso de raiva humana em 44 anos na capital. Antes, um outro caso tinha sido registrado, em 1978, e o paciente era uma criança, que também morreu.
Fonte: G1