A expectativa era que a chuva chegasse na semana passada ao Distrito Federal, mas ela não apareceu. Nesta segunda-feira (15), completamos 100 sem chuvas e a baixa umidade já castiga os moradores da Capital do País. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar seco predomina até, pelo menos, a próxima quarta-feira (17).
No ano passado, o período sem chuvas foi um pouco menor. O DF passou 75 dias sem precipitações no período de seca. O clima deve começar a mudar na quinta-feira (18), quando entra uma frente fria. A partir daí, a nebulosidade deve aumentar e provocar algumas chuvas. A previsão é de que elas ocorram só no próximo final de semana.
Neste início de semana, a umidade deve chegar a 20%, índice considerado baixo. A previsão, até a chegada da massa de ar mais fria, é de dias quentes e noites frias. Com a temperatura mínima, chegando aos 12ºC e a máxima nos 30ºC. A umidade varia entre 25% e 75%.
A falta de chuvas e o clima cedo deve gerar ainda alguns incômodos aos brasilienses, um deles, pode ser o sangramento nasal.
De acordo com a otorrinolaringologista Sanny Tavares, em caso de sangramento nasal, deve sentar-se confortavelmente; realizar a compressão da “asa do nariz” em forma de pinça também chamada de digito-pressão (por 15 minutos), colocando junto uma compressa fria ou gelo no dorso ou lateral do nariz. Se for criança, é recomendado distraí-la contando uma história; controlar o tempo desde o início do sangramento; respirar pela boca e cuspir caso o sangue gotejar da região nasal para a boca, evitando engolir o sangramento; quando parar o sangramento, pode ser realizada a umidificação do nariz com soro fisiológico 0,9%; não realizar tampão, pois isso poderá causar ferimentos na mucosa nasal e piorar o sangramento.