Sete criminosos envolvidos nos crimes de roubo e adulteração de veículos no Distrito Federal foram presos nesta segunda-feira (5). A ação é resultado da operação Dinastia, realizada pela Polícia Civil
As investigações tiveram início há cinco meses. A justiça expediu dez mandados de prisão preventiva e cinco ordens de busca e apreensão. Elas foram cumpridas nas regiões administrativas de Brazlândia, Samambaia e Ceilândia.
O grupo criminoso tinha preferência pelo roubo de caminhonetes e veículos utilitários de fabricação recente. O bando utilizava armas de fogo para a execução dos crimes. A destinação dos carros alternava: alguns eram vendidos por valores bem abaixo do mercado e outros trocados diretamente por drogas.
Em um segundo momento, os veículos eram adulterados para, na maioria das vezes, serem utilizados no transporte de drogas em outras regiões do país, em especial na fronteira dos Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.
As investigações mostraram que o grupo comercializava os veículos roubados de forma muito rápida. Tiravam fotos e gravavam vídeos fazendo as ofertas a outros comparsas da organização.
Os investigados já possuem antecedentes criminais e irão responder pelos crimes de integrar organização criminosa, roubo de veículo e receptação.