O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que ainda há pequenos focos de incêndio isolados no Parque Nacional de Brasília, ilhados por vegetação já incendiada. Três reignições foram combatidas imediatamente nesta quinta-feira (8) e três pontos de incêndio subterrâneo estão sendo combatidos.
As ações de controle e prevenção continuam com 38 brigadistas do ICMBio e 10 do IBRAM/GDF em campo, mais 87 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que também ofereceu apoio aéreo. Até o momento, foram o incêndio atingiu 2.890,65 hectares da Unidade de Conservação Federal.
Animais atingidos por incêndios (com incineração total ou parcial do corpo) ocorrem somente em situações específicas (quando os animais ficam sem rota de fuga, em “ilhas” cercadas por fogo), o que não foi o caso do incêndio no Parque Nacional de Brasília. Geralmente, os animais que ficam para trás são invertebrados ou animais lentos. No momento, como a prioridade do ICMBio está sendo a extinção, não foram observados registros de animais mortos ou resgatados.